Só 12 agências do INSS no país estão aptas a realizar perícias, diz associação de médicos
Agência Brasil
Só 12 agências do INSS no país estão aptas a realizar perícias, diz associação de médicos

A Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais ( ANMP ) concluiu, a partir de vistorias realizadas nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social ( INSS ), que apenas 12 das mais de 800 unidades com serviço de perícia médica no país foram aprovadas para o retorno gradual e seguro das atividades presenciais.

Todas as outras agências, representando mais de 1.500 consultórios de perícia médica, apresentaram pelo menos uma grave inconsistência que impede o trabalho da categoria a partir desta segunda-feira (14), quando metade dos postos estão sendo reabertos no país.

Por enquanto, as agências reabertas não terão o serviço de perícia médica. A categoria permanecerá atendendo os pedidos de antecipação remota e demais solicitações que já vêm sendo feitas ao longo da pandemia.

Você viu?

As vistorias em agências foram feitas pela ANMP já com a premissa de que diversos itens do checklist não seriam impeditivos para reabertura delas, sendo alvo de pactuação de recomposição no futuro. Mesmo assim, apenas 12 unidades — de pequeno ou médio porte e localizadas no interior do país — passaram no teste. Em outras, faltam até equipamentos de proteção individual para os funcionários.

Segundo a associação, abrir os 12 postos aprovados e manter fechados os demais é considerado "inviável do ponto de vista gerencial e operacional e causaria potencial caos nas cidades devido a riscos de sobrecarga de demanda".

Para garantir o mais breve possível retorno das atividades presenciais, no entanto, a ANMP garantiu colaborar com a o governo na logística de novas inspeções de agências, em conjunto com os gerentes do INSS , até que todas estejam liberadas para atendimento ao público.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!