Banzeiro, do chef Felipe Schaedler, reabriu no Itaim no fim de julho para almoço
Divulgação
Banzeiro, do chef Felipe Schaedler, reabriu no Itaim no fim de julho para almoço

Ainda vai demorar para voltar ao normal, mas o happy hour, uma marca da cidade de São Paulo, já está liberado. Os 250 mil  bares e restaurantes do estado foram autorizados pelo governador João Dória a funcionar até 22h, a partir da última quinta-feira. Até então, a reabertura só podia ser feita para almoço. O estado de São Paulo atingiu a marca de 600 mil casos de Covid-19.

Os responsáveis pelos restaurantes estão se adaptando para  retomar as atividades. O Banzeiro, do chef Felipe Schaedler, que reabriu no Itaim no fim de julho para almoço, é um dos que estenderam o funcionamento para dois turnos.

— Começamos fazendo uma “limpa” em custos fixos, contratos, etc. Até a quantidade de refrigeradores que utilizamos foi avaliada, com objetivo de economizar energia. Diminuímos as equipes de cozinha e atendimento (telefone e take away), e trabalhamos com menu com preço reduzido. Hoje nosso negócio corresponde a 18% do faturamento antigo, ainda é pouco, mas nos dá um fôlego para manter tudo funcionando — informa o chef Felipe Schaedler.

O chef Alex Atala resolveu  reabrir o Dalva e Dito (mas só para almoço), no Jardins, o primeiro da sua grife, na sexta-feira, depois de quase cinco meses fechado.

— O Dalva e Dito sempre foi sinônimo de Brasil, mas agora a gente traz, além de comida, uma gama de outros produtos que fazem parte do DNA do nosso país. E o mais importante: são produtos de pequenos produtores. Criamos um mercado brasileiro dentro do Mercadinho — conta Atala, por enquanto, que mantém o D.O.M. (duas estrelas Michelin) fechado.

Capacidade reduzida e só mediante reserva; mesas distanciadas; álcool em gel na porta, talheres embalados, menu por QR code e uso de máscaras e protetores faciais de acrílico obrigatório por parte dos funcionários do salão. É este o desenho da maioria das casas  reabertas no estado.

A despeito das novas regras, a experiência de sentar em uma mesa em meio à pandemia causa estranhamento. Metade dos restaurantes de São Paulo decidiu não reabrir as portas ainda, segundo a Abrasel-SP (Associação de Bares e Restaurantes).

Muitos não reabriram devido à  restrição do horário de funcionamento e proibição do uso de calçadas — afirma Percival Maricato, presidente da Abrasel local.

Ele estima que 20% do setor tenha fechado as portas de vez e diz temer que mais 20% possam falir até o fim do ano se operarem no prejuízo. A estimativa é que no retorno o faturamento dos restaurantes fique em torno de 30% do que faturavam antes da pandemia.

O Rancho Português, na Vila Olímpia, reabriu antes, seguindo os mesmos protocolos (garçons usando máscara e face shield), capacidade reduzida, termômetro da porta e muito álcool em gel. E agora pretende voltar a  funcionar à noite.  Assim como o famoso Bar da Dona Onça, no Copan, tocado há dez anos pelo casal de chefs Janaína e Jefferson Rueda, que também são donos na Casa do Porco (o único restaurante brasileiro na lista dos 50 melhores do mundo).

Você viu?

Atualmente, o bar só funciona do meio-dia às 17h, com 30% da capacidade. A partir da próxima quinta-feira é provável que abra do meio-dia às 16h e das 20h às 22h. Janaína e o marido criaram um  protocolo de segurança em parceria com o Instituto do Coração.

Em relação à Casa do Porco, a reabertura ficou para a terceira semana de agosto. Mas é só uma previsão. Ela informa que fazendo os ajustes necessários para abrir já com o "Ocupa rua", projeto de ocupação de calçadas e parklets que deve sair em breve, para equilibrar a redução das mesas internas, respeitando o distanciamento.

O "Ocupa rua" visa a ocupar as calçadas mais largas e as ruas do Centro de São Paulo com parklets, prevendo mesas de restaurantes e bares do lado de fora. O projeto começa pelo trecho compreendido entre as ruas Major Sertório, General Jardim, Bento Freitas e Araújo, onde fica A Casa do Porco, que será o “projeto piloto”.

Em nota, a Prefeitura de São Paulo informa que, em parceria com empresários da região da Praça da República, no Centro, vai implantar um projeto-piloto para que bares e restaurantes desse local possam utilizar os espaços públicos para o atendimento de seus clientes. O objetivo é fomentar as medidas de distanciamento social e criar alternativas para geração de renda a esses estabelecimentos. Se obtiver sucesso, informa a prefeitura em nota, a proposta pode ser replicada a outras regiões da cidade.

Delivery com estrelas

Se antes da pandemia, o delivery era, praticamente, restrito a pequenos e médios bares e restaurantes, hoje o serviço virou uma saída para os grandes, alguns até estrelados. Muitos estão reinventando o modelo de negócio para sobreviver e manter seus estabelecimentos de pé.

As dificuldades, no entanto, são inúmeras, desde as adaptações necessárias para assegurar a operação mantendo a qualidade até acessar a programas de créditos do governo e a financiamentos. Afinal, até a retomada 100%, que ainda deve demorar, quais são os planos da turma que atua na linha de frente da gastronomia?

— Certamente o começo será diferente, com menos gente, maior distanciamento. Mas vamos continuar nos reinventando e buscar saídas para que o cliente tenha um lugar de tranquilidade, prazer e alegria — ressalta Alex Atala.

Ele fechou as suas casas em19 de março, cinco dias antes do decreto do governo do Estado. E lançou mão do delivery em três das suas marcas: Dalva e Dito, Marcadinho e Bio.

— Com o passar das semanas, começamos a nos adaptar em termos de tamanho de equipe. Utilizamos a Medida Provisória 936 do governo federal que permitiu adequarmos a jornada de trabalho de parte do time. Procuramos ao máximo preservar os postos de trabalho, mas infelizmente, com quase três meses de portas fechadas, houve algumas demissões — conta.

O mesmo ocorreu com o prestigiado japonês Nōsu, em Santana, que tem à frente os sushimen chef Odair Santos e chef Mauricio Nakatubo. O delivery, segundo a dupla, "surgiu da necessidade de se adequar à pandemia". Tem até carta de vinhos (Casa Flora) para harmonizar.

— As entregas estão sendo realizadas por profissionais próprios em perímetro abrangente, além da Zona Norte e Zona Oeste, atente uma parte da Zona Sul — diz Nakatubo.

Nos shopping, os restaurantes também estenderam o serviço, reforçando as entregas. Entre as marcas mais procuradas, Junji Sakamoto (Iguatemi), J1 (VillaLobos) e Johnny Rockets (Morumbi) investiram em plataformas de pedidos, com cardápios online. Clichê de lado, o modismo do "novo normal" que, ao menos por ora, veio para ficar.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!