Maia reduziu tensão com governo e Senado e pediu que Bolsonaro envie reforma tributária ao Congresso
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Maia reduziu tensão com governo e Senado e pediu que Bolsonaro envie reforma tributária ao Congresso

Apesar das divergências em torno da reforma tributária, a comissão especial da Câmara dos Deputados retomou nesta quinta-feira (16) os trabalhos para discutir o tema. Ao participar da abertura da sessão, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), fez um discurso ameno e pediu que o governo federal envie a sua proposta o mais rápido possível.

Acenando uma mudança de postura, Maia disse que conversou com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e que espera que o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente Jair Bolsonaro enviem a proposta do governo sobre a questão:

"Conversei com o presidente Davi e pedi a ele para refletir sobre a importância para que a gente possa retomar o debate na comissão mista. Não queremos aprovar a reforma da Câmara, queremos aprovar a reforma do Congresso Nacional junto com o governo federal. Espero que o ministro Paulo Guedes e o presidente Bolsonaro encaminhem a proposta o mais rápido possível. Estamos prontos para agregar (a proposta) ao nosso debate, para que todos possam participar", disse Maia.

Na semana passada, Maia disse que retomaria os debates “independentemente” da proposta do governo ou da participação do Senado. Ele também disse que não vinha conversando com Guedes e que isso não fazia a menor diferença .

Durante sessão do Senado nesta quarta (15), Alcolumbre havia dito que, se a Câmara votasse uma reforma tributária própria, o Senado não iria aprovar.

"Se Câmara não estiver alinhada com Senado e governo, não sai reforma", afirmou Alcolumbre .

Você viu?

A Câmara e o Senado têm visões distintas sobre a reforma tributária , embora ambos defendam mudanças mais amplas que envolvam União, estados e municípios.

O governo federal busca apoio dos senadores para aprovar uma minirreforma, unificando impostos federais e desonerando a folha de salários para as empresas em troca de um imposto sobre pagamentos eletrônicos.

Maia, que já afirmou que não vota um imposto semelhante à CPMF , evitou comentar a criação desse novo impostoconfirmado por Guedes na proposta que será enviada pelo governo, mas destacou que a carga tributária já é elevada.

Segundo ele, a reforma tributária é o melhor caminho para fazer o país voltar a crescer e gerar empregos, diante da herança do aumento dos gastos para enfrentar pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2) em um orçamento já consumido por despesas obrigatórios e com o teto para o gasto público.

"Não podemos esquecer que nós aprovamos uma emenda constitucional da guerra que isola muitas leis e dá muita flexibilidade para o governo ampliar gastos no curto prazo. Mas, a partir de 1º de janeiro, a nossa realidade é outra. Teremos um orçamento que é consumido quase todo por despesas obrigatórias, existe pouco espaço para investimento", disse.

Maia acrescentou ainda que "Não temos espaço para ampliar em R$ 50 bilhões, R$ 60 bilhões o gasto púbico federal no próximo ano, mesmo que a gente tenha receitas. Faço parte daqueles que entendem que não há nenhuma condição de revisitarmos o debate do limite de gastos do governo federal, até porque os entes federados já tiram muito dinheiro da sociedade e não devolvem na qualidade que a sociedade espera", lamentou.

O presidente da Câmara destacou também que o sistema tributário brasileiro segura o crescimento econômico, gera litígios tributários, além de ser complexo e exigir das empresas custo elevado com a administração de impostos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!