INSS aumentou prazos e flexibilizou exigências para comprovação de benefícios da previdência em meio à crise de saúde pública
Agência Brasil
INSS aumentou prazos e flexibilizou exigências para comprovação de benefícios da previdência em meio à crise de saúde pública

O INSS prorrogou por mais 60 dias o prazo para que beneficiários cumpram exigências junto ao órgão. A medida consta na Portaria 680, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (18), visa preservar benefícios enquanto vigorar a decretação de emergência de saúde pública decorrente da pandemia de Covid-19. O INSS poderá prorrogar novamente os prazos enquanto durar o estado de emergência devido à pandemia.

Leia:
Morre aos 91 anos Nevaldo Rocha, dono da Riachuelo
Após pedidos de auxílio emergencial, 144 foragidos são presos 
Auxílio emergencial: veja quem recebe terceira parcela hoje

São beneficiados com a portaria segurados que precisam realizar a prova de vida e cumprir outras exigências para manter seus benefícios, como apresentação de declaração de cárcere e apresentação do CPF, por exemplo.

Com isso, também não serão negados benefícios para aqueles que não estão conseguindo autenticar documentos e apresentar presencialmente desde que o atendimento direto nas agências foi suspenso em março deste ano.

De acordo com a portaria, será enviada carta de exigência para apresentação dos documentos de identificação para os beneficiários com dados cadastrais inconsistentes ou faltantes, identificados pelo Sistema de Verificação de Conformidade da Folha de Pagamento de Benefícios (SVCBEN) e disponibilizados no Painel de Qualidade de Dados do Pagamento de Benefícios (QDBEN).

Os beneficiários convocados poderão apresentar os documentos de identificação pelo  site Meu INSS  e ficarão dispensados de apresentação de documentos originais para autenticação de suas cópias. Caso haja dúvida quanto à documentação enviada remotamente, o prazo para o cumprimento da exigência ficará suspenso até o retorno presencial nas agências do INSS.

As apresentações de documentos podem também ser feitas pelo aplicativo Meu INSS no celular, gratuitamente.

Nova versão do app manda mensagem para o celular

Agora, o segurado do INSS que tem a nova versão do aplicativo do Meu INSS no celular vai passar a receber mensagens de notificação com informações sobre atendimento e serviços do Instituto.

De acordo com o instituto, as notificações visam conscientizar os usuários de que não é preciso sair de casa para requerer benefícios e serviços, além de resolver possíveis pendências com o INSS. Sobretudo em meio à pandemia de coronavírus.

É importante ressaltar que as mensagens serão exibidas na versão 4.5.0 do aplicativo. Para receber, basta atualizar a versão do app no celular.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários