Cerca de 2,4 milhões de trabalhadores nascidos de janeiro a junho e que ainda aguardavam a liberação da primeira parcela do auxílio emergencial do governo federal terão o dinheiro creditado nesta terça-feira (16), em contas poupanças sociais digitais abertas especialmente para esse pagamento.
Leia também:
- Espera por saque do 'FGTS emergencial' pode durar até 5 meses; veja calendário
- Governo deve prorrogar suspensão de contrato e corte salarial para até 4 meses
- "Reforma administrativa fica para o ano que vem", diz Bolsonaro
Essas pessoas foram incluídas num lote extra processado recentemente pela Dataprev, empresa estatal que analisa os dados para a concessão do auxílio , mas, por enquanto, o dinheiro só poderá ser usado para quitar boletos — como os de água, luz e telefone — e pagar compras por meio de um cartão de débito virtual ou de QR Code . Essas transações são feitas pelo aplicativo Caixa Tem.
Você viu?
Essas pessoas se inscreveram pelo site da Caixa Econômica Federal ou pelo aplicativo Caixa / Auxílio Emergencial. São trabalhadores informais, autônomos, microempreendedores individuais e desempregados sem seguro-desemprego , que não recebem Bolsa Família e não estavam inscritos no Cadastro Único, do Ministério da Cidadania.
Na quarta-feira (17), o dinheiro será liberado para 2,5 milhões de trabalhadores nascidos de julho a dezembro, que também aguardavam o pagamento da primeira parcela. Mas, para este grupo, também só será permitido movimentar os recursos via aplicativo Caixa Tem .
Os saques em dinheiro e as transferências entre contas serão liberados apenas posteriormente, conforme o calendário abaixo. Ao todo, esse lote extra da primeira parcela contempla 4.9 milhões de pessoas.
Cronograma de saques e transferências
- Nascidos em janeiro - 06/07;
- fevereiro - 07/07;
- março - 08/07;
- abril - 09/07;
- maio - 10/07;
- junho - 11/07;
- julho - 13/07;
- agosto - 14/07;
- setembro - 15/07;
- outubro - 16/07;
- novembro - 17/07; e
- dezembro - 18/07.