Receita paga primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2020 nesta sextaa-feira (29)
shutterstock
Receita paga primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2020 nesta sextaa-feira (29)

A Receita Federal paga nesta sexta-feira (29) o primeiro lote de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2020 a 901.077 contribuintes. O crédito será feito na conta bancária indicada ao enviar a declaração.

Leia também: Sem correção, tabela do Imposto de Renda deixa de isentar 10 milhões de pessoas; saiba como isso te afeta

Apesar da prorrogação do prazo de entrega da declaração do IR para 30 de junho devido à pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), o calendário da devoluções foi mantido.

Este ano, a Receita Federal vai condensar os pagamentos das restituições: em vez de sete lotes (de junho a dezembro), serão apenas cinco (de maio a setembro).

Outra decisão foi antecipar o crédito que era feito usualmente no dia 15 para o último dia útil do mês.

Você viu?

Nesse primeiro lote, serão contemplados 133.171 contribuintes idosos acima de 80 anos; 710.275 pessoas entre 60 e 79 anos, além de 57.631 cidadãos com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave. O valor total a ser pago é de, aproximadamente, R$ 2 bilhões.

Para saber se teve a declaração liberada no primeiro lote, o contribuinte pode acessar o serviço e-CAC, na página da Receita Federal na internet ( www.receita.economia.gov.br ) e verificar se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesse caso, é necessário enviar uma declaração retificadora.

A restituição somente poderá ser depositada em contas do próprio contribuinte, não sendo creditada em contas de terceiros, mesmo que esses sejam parentes.

Leia também: Auxílio de R$ 600 terá que ser declarado no IR do ano que vem; entenda

Caso não receba o valor, o interessado poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil (BB) ou ligar para a central de atendimento do banco por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos), a fim de agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!