Paulo Guedes minimizou atritos entre os poderes da República em entrevista
undefined
Paulo Guedes minimizou atritos entre os poderes da República em entrevista

Ao participar de um seminário virtual sobre energia realizada pelo BNDES na manhã desta sexta-feira, o ministro da Economia, Paulo Guedes, minimizou as brigas entre os Poderes. Guedes comparou a atual situação a pisões e empurrões, destacando que os desentendimentos são naturais ao atual momento de crise.

Leia mais:  Queda do PIB "coloca fim à recuperação econômica", diz Ministério da Economia

Atualmente, a relação entre o Executivo e o Legislativo passa por um momento delicado após a revelação do vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril, quando o ministro da Educação, Abraham Weintraub, sugeriu prender os ministros do Superior Tribunal Federal (STF). Ontem, o presidente Jair Bolsonaro criticou a ação do STF contra empresários, políticos e blogueiros acusados de financiar a divulgação de fake news.

"Quando um poder pisa no pé do outro, o outro dá um empurrão de volta. Isso é natural. Não é para dizer que o Brasil vai acabar por causa disso, que o Brasil vai parar e que nunca mais vai funcionar, que é uma destruição do capital institucional que temos, que é um golpe. Não tem nada disso. É natural. É natural. É da própria crise. Alguém acha que a Asa Esquerda é mais importante? O outro acha que é a Asa Direita? O pássaro não voa sem as duas asas", disse Guedes, em referência à cidade de Brasília.

O ministro da Economia pediu cooperação e afirmou que não se deve brigar a bordo do barco.

"Precisamos de cooperação, colaboração, compreensão e solidariedade. É natural que nessa ansiedade, cada um a seu estilo, um pisa no pé do outro. E quem foi pisado dá um empurrão de volta. Agora, acabou. Quando chegar na margem, começa a brigar de novo. Pode brigar a vontade na margem. Se brigar a bordo do barco, o barco naufraga", afirmou o ministro.

Você viu?

Durante a abertura do evento, Guedes destacou as iniciativas feitas pelo governo no ano passado, como a reforma da previdência e a distribuição de quase R$ 12 bilhões para estados e municípios, valor, segundo ele, três vezes maior do que prefeitos e governadores esperavam. Ele citou que agora já estava tudo “encaminhado” para aprovar o novo pacto federativo.

"O Brasil tem uma democracia barulhenta, vibrante, mas que está entregando. Entregou a reforma de previdência no ano passado. O inicio da transformação do Estado Brasileiro está acontecendo. Esse ano estávamos preparados para fazer o pacto federativo, com a transferência de R$ 450 bilhões para estados e municípios. A crise só confirma que estávamos indo na direção certa. Se esses recursos já estivessem lá, quando chegasse a crise, em vez de termos estádios de futebol, teríamos hospitais", disse ele, em alusão às iniciativas para o combate ao coronavírus, como a construção de hospitais de campanha.

Saiba mais:  Guedes celebra aumento de exportações: "Maldição acabou virando uma bênção"

Assim, Guedes falou da importância da descentralização de recursos do Governo Federal para estados e municípios:

"Quando a decisão é centralizada, o governo decide fazer porto em Cuba, obras na Venezuela. Se o dinheiro é descentralizado, nenhum estado ou prefeitura iria mandar recurso para fazer obra lá fora. Ia fazer escola, hospital e saneamento".

Embora não tenha citado nominalmente o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Guedes também fez referência à uma declaração feita pelo político à revista “Carta Capital”, de que que o coronavírus teria sido algo positivo para mostrar a importância do poder do Estado. Guedes classificou a afirmação como “erro intelectual”.

"Numa hora como essa dizer que é bom ter o vírus para mostrar que é bom ter o Estado. É um erro intelectual . É uma completa falta de solidariedade com a população brasileira. E justamente a nação que mais lançou recursos para proteger a população é a mais rica e tem o menor Estado. Não podemos voltar para o passado. Temos que ir em direção a um futuro diferente", afirmou Guedes, fazendo referência ao pacote bilionário lançado pelos Estados Unidos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!