Liderada pela Stone , a mobilização nacional que incentiva a sociedade a comprar produtos e serviços de pequenos negócios de bairro, mais afetados pela crise do coronavírus, acaba de ganhar uma poderosa ferramenta para aproximar lojistas e consumidores. A plataforma Compre Local faz parte do movimento. Cuide do Pequeno Negócio, lançado logo no início das medidas de combate ao novo coronavírus (Sars-Cov-2) , e permite que os clientes façam encomendas diretamente a suas lojas favoritas pelo canal digital que acharem mais adequado, sem pagamento de taxas.
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Para aproveitar mais essa iniciativa da Stone — empresa de serviços de pagamento que tem 5 mil colaboradores e está presente em 500 mil estabelecimentos do país—, o consumidor pode baixar gratuitamente o aplicativo Compre Local , entrar no site Compre Local ou acessar o endereço Cuide do Pequeno Negócio.
Com poucos cliques, é possível encontrar os negócios localizados no entorno, divididos por categorias como alimentação, mercado, beleza, padaria, pet e moda. Depois é só escolher a loja e fazer o pedido ou entrar em contato para conhecer mais detalhes dos produtos, por WhatsApp
, redes sociais ou no site do estabelecimento.
"A Stone sempre se propôs a conectar as pessoas aos estabelecimentos que elas amam, onde elas são chamadas pelo nome. Agora que esses negócios estão fechados, a gente precisa quebrar essa barreira. Criamos então a Compre Local, principal ferramenta que a Stone desenvolveu para a crise. É uma forma de o consumidor e o lojista se encontrarem sem complicação, sem cobrança de taxa, de forma aberta, simples e rápida. Colocamos na Compre Local o melhor da Stone, da nossa tecnologia e dos nossos parceiros. É a personificação do nosso propósito", afirma Gustavo Kowalski , da área de estratégia de software da Stone.
Antesmesmo do lançamento oficial da plataforma, na sexta-feira, 24 de abril, só comos pilotos, a ferramenta já tinha mais de 50 mil acessos.
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" Compre Local já era uma campanha, um mote, e a plataforma foi o pulo do gato, a maneira prática de chegar ao consumidor final e falar: “não deixe quebrar o comércio daquele cara que você conhece, que te atende com gentileza”. E não ficou só na alimentação. Criamos uma experiência legal também para quem está procurando um petshop, uma farmácia, uma ótica que faça entrega. E no Compre Local o cliente tem o mesmo atendimento profissional e cortês. Mostramos que economia no bairro pode funcionar a distância", diz Kowalski .
Garantir a saúde dos pequenos negócios significa preservar um motor fundamental da economia. As micro e pequenas empresas representam 27% do PIB nacional . Respondem por 52% dos empregos formais e 44% da massa salarial. Em 2019, os pequenos negócios foram decisivos para o mercado de trabalho: geraram 730 mil empregos, enquanto empresas de maior porte reduziram 88 mil vagas, mostram dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados ( Caged ) reunidos pelo Sebrae . Entre 2007 e 2019, as pequenas empresas criaram 12,4 milhões de empregos.
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Com as medidas de combate ao coronavírus, os pequenos empreendedores tiveram que tomar decisões rápidas para reinventar seus negócios e manter as vendas. Segundo Gustavo Kowalski
, muitos comerciantes não estavam preparados para pedidos virtuais e tiveram que, em pouco tempo, aprofundar o contato digital com os consumidores, aprimorar os meios de pagamento e organizar sistemas eficientes de delivery. Nesse momento, a tecnologia da Stonee o diálogo aberto da companhia com seus clientes foram fundamentais para dar respostas rápidas aos lojistas. A Stone
ofereceu aos empreendedores várias ferramentas para criarem lojas on-line, anunciarem nas redes sociais emelhorarem a gestão das finanças, entre muitas outras iniciativas.
"Estamos conseguindo cumprir um papel social inestimável, gerando demanda para o pequeno comerciante nesse momento de grandes mudanças nos hábitos de consumo", conclui Kowalski .
Mais informações: comprelocal.stone.com.br e cuidedopequenonegocio.com.br