Ministério da Economia tenta conter impacto da crise causada pelo novo coronavírus
Foto: Agência Brasil
Ministério da Economia tenta conter impacto da crise causada pelo novo coronavírus

O governo trabalha na elaboração de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê a redução em 25% dos salários e da jornada de trabalho dos servidores públicos federais de todos os Poderes, de acordo com a minuta do projeto ao qual O GLOBO teve acesso. O dinheiro poderia ser direcionado para ações de combate ao coronavírus na área da saúde.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, tem cobrado do governo que a proposta de reequilíbrio fiscal diante da crise provocada pela pandemia deve ser de iniciativa do Executivo.

Senado dos EUA aprova socorro de US$ 2 trilhões para aliviar impacto da Covid-19

Se a PEC que está sendo elaborada pelo Planalto para ser enviada ao Congresso for aprovada pelos parlamentares, passará a valer imediatamente e a redução dos salários permanecerá vigente até o fim de 2024.

Você viu?

Sem academia na quarentena: posso deixar de pagar a mensalidade?

A redução dos salários não seria válida, no entanto, para os funcionários públicos com salários mais baixos.

Também não valeria para estados e municípios. Mas parlamentares e juízes poderiam entrar no corte de contracheques.

“Até 31 de dezembro de 2024, autorizada a redução da jornada de trabalho dos ocupantes de cargos, funções e empregos públicos da administração direta, autárquica e fundacional em até 25%, com adequação proporcional de remuneração”, diz trecho da PEC do governo, que completa:

Maia afirma que fim do isolamento é pressão da Bolsa

“Somente será aplicável aos ocupantes de cargos, funções e empregos públicos da administração direta, autárquica e fundacional, aos membros de qualquer dos Poderes, aos detentores de mandato eletivo e aos demais agentes políticos  com remuneração superior a três salários mínimos".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!