Nesta segunda-feira (9), a Bolsa de Valores de São Paulo ( Ibovespa ) fechou com queda de 12,17% a 86.067,203 pontos por conta das tensões geradas pelo coronavírus mundialmente e da guerra de preços de petróleo ocorrida durante o fim de semana na Opep .
Bolsa aciona 'circuit breaker'. Entenda e saiba quando ele foi usado no Brasil
O baque foi tão grande que tanto o Ibovespa quanto a Bolsa de Valores de Nova York ( NYSE ) decretaram " circuit-breaker ", mecanismo que as Bolsas utilizam quando precisam amortecer quedas bruscas e suspendem as negociações por 30 minutos.
Enquanto alguns investidores entravam em pânico por quedas bruscas de empresas como a Petrobras
(que caiu mais de 30%), outros tratam o dia atípico com humor e compartilham piadas em suas redes sociais. Por isso, confira alguns posts que fizeram sucesso nesta segunda.
"Petrocorona Day"
A página de humor "Faria Lima Elevator" foi uma das grandes criadoras de memes durante o pânico do mercado. Logo no início da manhã, deram uma sugestão de nome ao fatídico dia, remetendo ao "Joesley Day", sugeriram o "Petrocorona Day", uma junção entre o Petróleo e Coronavírus , protagonistas das quedas.
A mesma página ainda fez memes com a queda brusca de ações de grandes empresas como Taesa , Vale e, obviamente, a Petrobras .
Você viu?
E, para finalizar, o "Faria Lima Elevator" fez uma versão das camisetas de ano novo, só que com o tema "Circuit Break 2020".
Correntes no Whatsapp
Como todo bom meme, não poderiam faltar as "correntes de whatsapp ". Uma das mais famosas dizia: "Recebi o áudio com a gravação do call da XP para clientes VIP que investem no mercado de ações ou estão alavancados em dólares. Vale ouvir a orientação da XP para tomar decisões rápidas na abertura do mercado desta segunda-feira", em seguida vinha a canção religiosa " Segura na mão de Deus ".
Benefício do INSS atrasou nesta sexta? Caixa admite falha e dá previsão
Além disso, outra corrente compartilhada foi usando uma locução do narrador esportivo, Galvão Bueno, dizendo "Ninguém sabe o que faz. Ninguém sabe onde vai. Ninguém sabe para onde pula ou pra onde olha", como se estivesse narrando o desespero dos investidores durante esta segunda.