Rodrigo Maia (DEM), presidente da Câmara, defendeu importância de investimentos públicos ao comentar PIB pequeno de 2019
Marcelo Camargo/Agência Brasil - 10.7.19
Rodrigo Maia (DEM), presidente da Câmara, defendeu importância de investimentos públicos ao comentar PIB pequeno de 2019

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta quarta-feira (4) que a lenta recuperação econômica do Brasil já era esperada. Pela manhã, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o Produto Interno Bruto ( PIB ) teve alta de apenas 1,1% em 2019.

Leia também: Bolsonaro diz que PIB de 2020 será melhor 'apesar do problema do coronavírus'

Para Maia, a "principal mensagem" com a divulgação do dado é a necessidade da participação do Estado no crescimento e no desenvolvimento do país.

"Já era a expectativa, uma expectativa que infelizmente foi confirmada, não tão positiva. Os números mostram uma queda do volume de investimento público, uma queda de serviços na área pública, o que prova que a aplicação do Orçamento, os investimentos públicos, são muito importantes também para ajudar o crescimento econômico", defendeu Maia .

Você viu?

É o terceiro ano seguido que o Brasil cresce cerca de 1%. No ano, o PIB brasileiro totalizou R$ 7,3 trilhões. Já o PIB per capita ficou estagnado em R$ 34.533, com alta de só 0,3%.

O crescimento econômico de 1,1% no ano passado veio dentro do esperado pela equipe econômica após as revisões dos planos originais, que apontavam crescimento bem mais expressivo. Diante dos números fracos, o governo preferiu olhar para o que considera mudanças estruturais no cenário econômico, como a queda na concessão de créditos direcionados, tocados pelo BNDES.

Leia também: PIB 2019: Resultado mostra que crise não foi superada, diz economista 

"A gente não consegue organizar um país apenas com as reformas, cortando, cortando, cortando. Isso tudo é fundamental: reforma administrativa , previdenciária, tributária. Agora, para o Brasil crescer, é importante que a gente olhe que o setor privado sozinho não vai resolver todos os problemas", acrescentou o presidente da Câmara.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!