China terá que desinfetar notas
undefined
China terá que desinfetar notas



O Banco Popular da China decidiu limpar ou destruir notas de yuan para tentar conter a propagação do coronavírus . As novas medidas foram anunciadas no sábado (15).

Ainda há muitos pontos desconhecidos sobre o vírus, que já infectou mais de 71 mil pessoas em todo o mundo e matou 1.775, a maioria na China. Mas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde , ele parece sobreviver por pelo menos várias horas em superfícies - como é o caso das notas.

Justamente por este motivo é que edifícios nas áreas afetadas desinfetam regularmente botões de elevador, maçanetas de portas e outras superfícies comumente tocadas.

Pela mesma razão, o governo chinês resolveu desinfetar as notas que, apesar de serem cada vez menos usadas no país, ainda passam de mão a mão várias vezes por dia.

Leia também: China promete aumentar estímulos à economia para conter danos do coronavírus

De acordo com a CNN, todos os bancos chineses agora precisam literalmente lavar seu dinheiro , desinfetá-lo com luz ultravioleta e altas temperaturas e armazená-lo por sete a 14 dias antes de liberá-lo para os clientes.

O dinheiro proveniente de áreas de infecção de alto risco, como hospitais e mercados, será "especialmente tratado" e devolvido ao banco central ao invés de recircular.

Já na agência do banco central de Guangzhou, as notas de alto risco podem ser destruídas em vez de apenas desinfetadas , de acordo com o tablóide estatal Global Times.

Emissão de novas notas

Para compensar o recolhimento das notas, o banco emitirá grandes quantidades de dinheiro novo e não infectado. Em janeiro, o banco enviou 4 bilhões de yuans (cerca de US$ 573,5 milhões) em novas notas a Wuhan , a cidade chinesa epicentro do coronavírus, disse o comunicado de imprensa do governo.

Leia também: Coronavírus deve custar US$280 bi à economia global, diz relatório

Outras medidas incluem a suspensão de transferências físicas de dinheiro entre as províncias mais afetadas, para limitar a possibilidade de transmissão do vírus durante o trânsito do dinheiro.

Não está claro como o dinheiro pode realmente ser infectado, já que o vírus provavelmente morre após algumas horas nas superfícies. E a maioria das pessoas nos centros urbanos não usa dinheiro, já que os aplicativos de pagamento móvel são largamente utilizados na China.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!