Brasil Econômico

Supermercado Apoio Mineiro
Foto: Reprodução/Internet
Mulher denuncia supermercado por injúria racial

Na tarde da última segunda feira (27), uma professora de 41 anos denunciou que seguranças do Supermercado Apoio Mineiro, em Belo Horizonte (MG), cometeram injúria racial com seu filho, um adolescente de 13 anos.

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Patrícia Mendonça, mãe do adolescente, disse que mesmo após o filho passar pelo caixa do mercado, ele foi chamado ao sair da loja.

"O segurança pediu que ele tirasse produto por produto e mostrasse a nota fiscal. Depois se comunicou com um colega pelo rádio e disse: ‘tá aqui o menino que você suspeitou’. Disse para o meu filho aguardar, foi até a operadora de caixa que o havia atendido para confirmar o pagamento e depois de todo esse circo, disse que ele estava liberado”, afirmou a mãe em entrevista ao jornal Notícia Preta.

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De acordo com Patrícia, o adolescente foi sozinho comprar itens que ela solicitou. Para facilitar, ele foi com uma mochila no intuito de guardar as compras e não precisar levar sacolas.

“Meu filho foi humilhado, constrangido. Ficou assustado, mas achou que essa era uma conduta ‘normal’ de supermercados. Não é normal, não é natural e não podemos naturalizar condutas abusivas e discriminatórias que, como essa, acontecem diariamente com endereço certo”, desabafou a professora que devolveu as compras e pegou o dinheiro de volta.

No mesmo dia, Patrícia disse que voltou ao supermercado, conversou com o encarregado, que estava ciente da situação. Ele explicou que o segurança era novato e o tipo de abordagem não é padrão na loja.

A mãe esclareceu ainda que o gerente da loja não tinha ciência da situação. “Ele pegou meus dados e disse que me retornaria para resolver a situação, mas até agora não fizeram contato”, afirmou.

Patrícia informou também que já fez uma reclamação na central de atendimento da empresa, mas não informaram um número de protocolo. Além disso, entrou em contato com uma advogada e ajuizará uma ação contra a empresa.

O supermercado Apoio Mineiro informou que lamenta o ocorrido. "Todas as ações da empresa são pautadas pelo respeito nas relações com nossos clientes, parceiros e colaboradores", diz trecho da resposta. Ainda em nota, afirmou que está apurando o fato para tomar as medidas cabíveis.

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