vagas com conteúdo discriminatório eram para cuidador de idosos
Divulgação
vagas com conteúdo discriminatório eram para cuidador de idosos

Uma mensagem recebida por WhatsApp motivou a cuidadora de idosos Eliangela Carlos Lopes, de 41 anos, a procurar a Polícia Militar de Minas Gerais no início deste mês para registrar um Boletim de Ocorrência. 

Moradora de Belo Horizonte pagará R$ 36 mil de indenização por revista ilegal

A publicação continha um anúncio de vagas para cuidadores de idosos , porém, no texto, dizia “únicas exigências : não podem ser negras, gordas e precisam de pelo menos 3 meses de experiência”. As informações são do site G1.

Ao canal de notícias, Eliangela conta que se revoltou ao ler o texto. "Eu não preencheria a vaga por causa do meu tom de pele. Eu fiquei estarrecida , em estado de choque, com o meu coração dilacerado. Eu sou negra, de cabelo ruim, moradora de Ribeirão das Neves e estou com 41 anos. Que chance eu teria?”, indaga.

Latam dificulta voo de autista para Rock in Rio e mãe pede ajuda no Twitter

Ela informa que está empregada há dois anos e, portanto, não precisava da vaga, mas se colocou no lugar de colegas desempregados ao fazer a denúncia. 

Segundo reportagem do site G1, a oferta de emprego era da Home Angels BH Centro-Sul, que trabalha com serviço de cuidadoras. Ela foi encaminhada para a empresa de treinamento Leveza do Afeto, que repassou a informação por meio de uma linha de transmissão do WhatsApp. 

Eliangela chegou a questionar a responsável pela Leveza do Afeto, Fernanda Spadinger, de quem recebeu a mensagem, sobre o caráter discriminatório da vaga. Ao G1, Fernanda afirmou que "a minha intenção foi empregar . Eu copiei e colei para atender a demanda". 

Desemprego recua para 11,8%, mas ainda atinge 12,5 milhões, revela IBGE

Depois de questionada por Eliangela, Fernanda desculpou-se e enviou outra mensagem corrigindo. Nesta quinta-feira (14), o site da Leveza do Afeto e sua página no Facebook estavam fora do ar. 

"Eu repudio qualquer tipo de preconceito. Não é uma postura minha e nem da minha empresa. Eu deveria ter filtrado ou dito que eu não trabalho com esse tipo de empresa, mas na pressa eu enviei para a lista de transmissão das cuidadoras criadas por mim", se defendeu Fernanda ao G1.

A franqueada Home Angels Centro Sul, de Belo Horizonte, enviou uma nota onde afirma que não mantém "qualquer vínculo jurídico com a psicóloga Sra. Fernanda Spadinger (citada na reportagem)". Em outro ponto da nota, a empresa afirma que "repudia com veemência todo e qualquer ato de injúria racial ou racismo, em todas as suas formas de manifestação".

A franqueadora , Home Angels de São Paulo também se manifestou sobre o caso. Veja a íntegra da nota das duas empresas:

Home Angels – Unidade Centro Sul

A empresa “Home Angels – Centro Sul”, por meio de sua diretoria, vem a público esclarecer e manifestar-se acerca das denúncias publicadas na imprensa, nos seguintes termos:
Primeiramente, a empresa acima citada, atuante no segmento de cuidadores de pessoas em domicílio há mais de 8 anos na capital mineira, esclarece que repudia com veemência todo e qualquer ato de injúria racial ou racismo, em todas as suas formas de manifestação. Da mesma forma, a empresa repudia, com a mesma veemência, todo e qualquer ato discriminatório no tocante ao peso, estatura ou a qualquer outra característica física de seus prestadores de
serviços.
Ressaltamos que inexiste qualquer requisito para contratação de seus funcionários e/ou prestadores de serviços, salvo a avaliação quanto a aptidão técnica, qualificação e experiência profissional dos candidatos à vagas porventura existentes.
Informa-se ainda que a empresa não possui qualquer vínculo jurídico com a psicóloga Sra. Fernanda Spadinger (citada na reportagem), ressaltando que a mesma jamais compôs o quadro de funcionários da empresa, não sendo autorizada a emitir qualquer juízo de valor em nome desta. Noutro tanto, a empresa informa que está apurando todo e qualquer desvio de
conduta profissional de seus funcionários, noticiados na reportagem, adotando-se a cautela exigida, visando repelir com o devido rigor, o objeto das denúncias em apuração.
De certo, a empresa “Home Angels - Centro Sul” enfatiza que não coaduna com
o teor da mensagem citada na reportagem e tomará as medidas cabíveis.

 Franqueadora Home Angels

Tomamos conhecimento de que um colaborador de uma unidade franqueada Home Angels teria  realizado atos discriminatórios em face de negros e obesos em processo seletivo para a contratação de cuidadores plantonistas. O referido ato teria sido realizado através de envio de solicitação de interessados por meio da ferramenta whatsapp, e que teria sido endereçado a uma única pessoa.
Repudiamos veementemente o fato ocorrido. Somos uma empresa com valores sociais e humanos e que tem entre os seus valores o respeito ao próximo e a igualdade de tratamento, independente de sexo, cor, credo, etc.
A Home Angels é uma empresa franqueadora que atua através do sistema de franquias, sendo que a administração das unidades franqueadas ocorre de forma independente e as pessoas jurídicas não se confundem, havendo um instrumento contratual que regula os direitos e obrigações entre as partes.
Tomamos providências imediatas para a apuração dos fatos mencionados com a unidade franqueada, a qual o colaborador está vinculado, com o intuito de que após apurado e ouvidos os envolvidos, sejam aplicadas as medidas cabíveis em relação às obrigações do contrato de franquia.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!