Ministro Paulo Guedes afirmou que
José Cruz/Agência Brasil
Ministro Paulo Guedes afirmou que "termo é técnico" e não carrega "juízo moral"

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta tarde em Davos , na Suíça, onde ocorre o Fórum Econômico Mundial, que pediu à sua equipe estudos para a criação de um “imposto do pecado”.

Ele mencionou cigarros, bebidas alcoólicas e produtos com adição de açúcar como alvos potenciais de um novo tributo . "Eu pedi para simular tudo. Bens que fazem mal para a saúde. Caso [as pessoas] queiram fumar, têm hospital lá na frente", disse o ministro, em conversa com jornalistas após seu último dia de compromissos no Fórum Econômico Mundial.

Arrecadação federal passou R$ 1,5 trilhão, entenda porque isso é uma boa notícia

Guedes defendeu a inclusão de produtos como refrigerantes, sorvetes e chocolates na nova taxação. Ele usou o termo “imposto do pecado” para defendê-la, mas disse que a expressão é acadêmica (do inglês “sin tax”) e não tem juízo moral . “Não é nada de costumes, Deus me livre", disse.

De acordo com o ministro, a proposta do governo para a reforma tributária está próxima de uma conclusão e deve ser enviada em fevereiro. Ele acredita em um encaminhamento ao Congresso Nacional em 20 a 30 dias. "A gente volta para o Brasil e já começa a bater o martelo", prometeu.

Análise: Reforma para manter tudo como está

Guedes disse ter expectativa de que a reforma será aprovada ainda neste ano. “Para o [Rodrigo] Maia, que tem mais um ano de mandato, é simbólico”, afirmou o ministro, que dorme hoje em Zurique e passa a sexta-feira em viagem de retorno para Brasília.

Ele disse que tanto o presidente da Câmara quanto o do Senado, Davi Alcolumbre, prometeram ao governo criar uma comissão mista – com 15 deputados e 15 senadores – para acelerar a tramitação.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!