Agência Brasil

Alta do preço da carne eleva produção de ovos de galinha no Brasil, segundo IBGE
shutterstock
Alta do preço da carne eleva produção de ovos de galinha no Brasil, segundo IBGE

A produção de ovos de galinha no país atingiu a marca de 964,89 milhões de dúzias no terceiro trimestre deste ano. Essa foi a maior produção trimestral do item desde o início da série histórica da pesquisa, em 1987.

Leia também: Carne atinge maior preço em 30 anos no Brasil com alta de exportações para China

De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção superou em 0,7% o recorde anterior, que havia sido registrado no segundo trimestre deste ano, e em 4,3% a produção do terceiro trimestre de 2018.

Você viu?

A explicação, segundo o instituto, é a alta do preço da carne , que leva a população a buscar substituições, o que aumenta a demanda e consequentemente a produção de ovos de galinha.

No terceiro trimestre deste ano, também foram registradas altas nos abates de bovinos, suínos e de frangos. O abate de bois, vacas e novilhos cresceu 7% em relação ao trimestre anterior e 2,1% na comparação com o terceiro trimestre de 2018.

O abate de suínos teve altas de 2,7% em relação ao trimestre anterior e 0,9% em relação ao terceiro trimestre de 2018. Já o abate de frangos cresceu 3,3% na comparação com o segundo trimestre deste ano e 3,1% na comparação com o terceiro trimestre do ano passado.

Leia também: Ministra contradiz Bolsonaro e afirma que preço da carne não deve cair

Outros produtos pesquisados pelo IBGE são o leite e o couro. O leite industrializado no país cresceu 7,4% em relação ao segundo trimestre e 0,6% na comparação com o terceiro trimestre de 2018. O volume de couro curtido no país teve alta de 3,7% em relação ao trimestre anterior, mas caiu 7,8% na comparação com o terceiro trimestre do ano passado.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários