Agência Brasil

Setor industrial vai demandar profissionais com novas habilidades relacionadas à transformação digital
Arquivo/Agência Brasil
Setor industrial vai demandar profissionais com novas habilidades relacionadas à transformação digital

A transformação digital em busca de competitividade levará setores tradicionais da indústria a criar vagas de nível médio e superior em ao menos 30 profissões listadas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Produção industrial cresce em agosto após três meses negativa, aponta IBGE

A projeção inclui oito setores da indústria e contou com a participação de 20 especialistas, envolvendo representantes de empresas, de sindicatos de trabalhadores e de universidades, além de analistas do próprio Senai.

Chamada indústria 4.0, a nova fase já produz transformações em setores como o automotivo, de alimentos e bebidas e de petróleo e gás, integrando o mundo físico e o virtual por meio de tecnologias digitais , como internet das coisas, big data e inteligência artificial.

O setor automotivo está entre os que mais demandará profissionais para vagas ligadas à transformação digital, que trará tecnologias como a robótica colaborativa para a rotina da produção.

Segundo o estudo do Senai, entre 31% e 50% das empresas do segmento vão criar vagas de mecânico de veículos híbridos, mecânico especialista em telemetria, programador de unidades de controles eletrônicos e técnico em informática veicular.

Na indústria de alimentos e bebidas, está prevista a criação de oportunidades para técnicos em impressão de alimentos , especialista em aplicações de tecnologias de informação e comunicação para rastreabilidade de alimentos e especialista em aplicações de embalagens para alimentos.

Huawei vai abrir nova fábrica em São Paulo de US$ 800 milhões

Já na construção civil, são cinco as profissões listadas: integrador de sistema de automação predial, técnico de construção seca, técnico em automação predial , gestor de logística de canteiro de obras e instalador de sistemas de automação predial.

Você viu?

Futuro

Com a transformação digital se espalhando por diversos setores, os profissionais de tecnologia da informação são os que têm pela frente um dos futuros mais otimistas e terão oportunidades em todos os setores da economia.

Entre as ocupações que devem ganhar mais relevância nesse segmento está o analista de internet das coisas , o engenheiro de cibersegurança, o analista de segurança e defesa digital , o especialista em big data e o engenheiro de softwares.

Contrata-se: quais setores estão gerando empregos no Brasil

Um dos pioneiros do início da industrialização no Brasil e no mundo, o setor têxtil continuará a se transformar, com novas tecnologias colaborando para a concepção e a fabricação de novas peças.

Roupas capazes de emitir informações a partir do tecido ou de sensores estão entre as inovações que ganharão mais popularidade, e profissionais como o técnico de projeto de produtos de moda, o engenheiro de fibras têxteis e o designer de tecidos avançados estarão por trás dessas transformações.

As outras dez profissões listadas estão nas áreas de Máquinas e Ferramentas, de Química e Petroquímica, e de Petróleo e Gás. 

O Senai destaca que, apesar das novas oportunidades, o cenário vai exigir que os profissionais mantenham um processo contínuo de atualização e aprendizado ao longo da vida, com permanentes requalificações.

Também devem ganhar mais importância as competências socioemocionais , chamadas de softskills , que incluem a capacidade de trabalhar bem em equipe e a criatividade.

As estruturas empresariais tendem a ser menos verticalizadas e a exigir uma rotina mais colaborativa para aumentar a produtividade, prevê o Senai.

Estudo do Senai aponta 30 profissões que surgirão ou serão reforçadas com a indústria 4.0.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!