O dólar comercial segue rondando o patamar de R$ 4,05 nesta sexta-feira (13). Após o fechamento com leve queda na véspera, a moeda americana opera com variação negativa de 0,12%, valendo R$ 4,055. Por sua vez, o Ibovespa (principal índice da Bolsa de São Paulo) registra alta de 0,21%, aos 104.593 pontos. A redução das tensões no cenário externo contribui para este resultado.
Leia também: Saques do FGTS começam nesta sexta; confira tudo o que você precisa saber
O mercado segue um tom mais positivo por conta de um sentimento de otimismo entre os investidores. Nos últimos dias, China e Estados Unidos têm dado sinais de reaproximação, em meio à guerra comercial que já dura quase dois anos.
Além das questões comerciais entre as duas maiores economias do planeta, também contribui para este cenário de maior otimismo a posição dos Bancos Centrais em relação aos estímulos à economia. Na véspera, a autoridade monetária da Europa reduziu os juros para estimular a atividade na zona do euro. A projeção é que outros BS façam o mesmo.
Estas medidas contribuem para afastar, por ora, os temores mais intensos de uma possível desaceleração da atividade econômica global.
Leia também: Banco Votorantim anuncia Gabriel Ferreira como novo presidente
Destaques da Bolsa
Nesta sexta, os papéis dos frigoríficos listados no Ibovespa operam com ganhos. A Marfrig registra alta de 1,33%. O que motiva este cenário é o anúncio de que 400 funcionários serão contratados pela empresa para atender à demanda chinesa por proteína animal. Na esteira, as ações da JBS sobem 1,54%.