IstoÉ Dinheiro

A gestão de pessoas passa atualmente por conhecer os vários perfis dos profissionais
shutterstock
A gestão de pessoas passa atualmente por conhecer os vários perfis dos profissionais

Você conhece alguém que é rápido e direto, porém competitivo e dominante? Ou amigo e líder, mas, ao mesmo tempo, distraído e desorganizado? Ou flexível e paciente, só que também introvertido e estável? Ou detalhista e estudioso, no entanto, também conservador e crítico?

Qual o melhor modelo de currículo para a vaga dos seus sonhos? Baixe as opções

Executor. Comunicador. Planejador. Analista. Todo mundo tem um pouco de cada um destes perfis. Entender quais são e quem na sua organização se enquadra em cada um deles irá te ajudar a inovar sua gestão de pessoas e te levar para era do RH 4.0 .

A Análise de Dados já não é mais apenas uma tendência. É uma nova forma de fazer gestão de pessoas.

Por exemplo, realizando a análise do perfil comportamental dos colaboradores a partir do uso de softwares de inteligência artificial, que ajudam a identificar quais são suas características mais relevantes – suas habilidades, qualidades, dificuldades e uma série de indicadores essenciais para o RH analisar se o candidato tem o perfil indicado para vaga e tomar decisões mais assertivas na contratação e alocação de talentos.

Seu currículo é avaliado em 8 segundos; saiba quais palavras podem te ajudar

Com os dados levantados pelo sistema, os vieses pessoais que levariam o entrevistador a contratar alguém ou não são reduzidos ou eliminados. Assim, nasce a Gestão Comportamental.

Segundo levantamento da Grand View Research , o mercado global de gestão de recursos humanos irá chegar a US$ 30,01 bilhões em 2025, um crescimento anual de 11% entre 2019 e 2025.

A expectativa positiva é decorrente do aumento da demanda por gestão da força de trabalho e da implementação de sistemas para automação do RH que incluem o emprego de novas tecnologias como Big Data, Inteligência Artificial, Machine Learning e Internet das Coisas.

Estimamos que uma empresa com 50 colaboradores desperdiça em média R$ 408 mil por ano em contratações erradas, incluindo horas gastas em processo seletivo , treinamento, queda de produtividade no posto de trabalho e perda de negócios.

LinkedIn, e-mail ou sites? Qual a melhor plataforma para enviar um currículo?

Ao utilizar a análise de dados e gestão comportamental, é possível diminuir custos de contratação e formar equipes de alta performance, além de realizar, de forma mais assertiva, desde o processo de recrutamento e seleção até o desenvolvimento profissional de cada colaborador.

Aqui na Sólides, personificamos a tecnologia contratando nossa querida colaboradora-robô Ana Lytics. A partir de suas análises, realizamos uma pesquisa sobre o perfil comportamental das empresas brasileiras com base em uma amostragem de mais de 1,5 milhão de pessoas. Aproveito este artigo para trazer alguns dados, insights e conclusões do nosso Sólides Report 2019 .

Perfis dos Colaboradores

Nosso estudo concluiu que o perfil predominante mais comum dos trabalhadores brasileiros é o Comunicador, com 29,26%. Em seguida, vem o Planejador, com 27,61%. Em terceiro lugar aparece o Executor, com 24,64% e, por fim, o Analista, com 18,49%.

Quadro de competências de acordo com a empresa Sólides
Divulgação
Quadro de competências de acordo com a empresa Sólides


O mais interessante dessa análise é que, apesar do Executor ocupar o segundo lugar dentre os perfis predominantes da população brasileira, independente de estar trabalhando ou não, quem representa o mesmo espaço em contratação é o Planejador.

Observa-se, dessa maneira, que o mercado de trabalho tende a acentuar a contratação de Comunicadores e Planejadores.

Você viu?

Quais as possíveis consequências do perfil Analista ser o menos identificado entre os brasileiros?

Do ponto de vista coletivo, fica evidente os problemas com planejamento, trabalho com conformidade e regras. Além do excesso de visão de curto prazo em detrimento ao de médio e longo.

A presença desse perfil em todas as empresas é fundamental, pois, como sabemos, a diversidade comportamental deve ser buscada para a formação de um time de alta performance. A ausência desse perfil nos traços de cultura nacional justificam as inúmeras ocorrências motivadas por impontualidade e atraso .

Brasil, uma nação de Comunicadores

Em todas as áreas da pesquisa, seja de maneira negativa ou positiva, o perfil Comunicador aparece com percentual acima dos outros. Isso é explicado pelo estilo de liderança dominante, porém informal.

O profissional brasileiro , em geral, preza por dinamismos nas relações interpessoais, bem como tomada de decisões rápidas, assumindo postura de comando, tendo pulso para determinar onde deseja chegar e passando mais ordens do que instruções.

Ao mesmo tempo, é um líder mais franco, aberto e agregador, desprendido a regras e padrões pré-estabelecidos, ou seja, mais voltado para pessoas do que para coisas, preferindo, assim, alcançar seus objetivos por meio de diálogo e relacionamentos.

Mapeamento Comportamental: os quatros perfis e como entendê-los

Cada pessoa tem um perfil, que é o resultado da combinação de várias características. Saber cada uma delas é uma grande ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional porque permite entender os pontos fortes e também o que precisa ser melhorado.

“Antes de aprender sobre cada perfil DISC, é essencial saber que todas as pessoas possuem características dos quatro. Falamos, então, de perfis predominantes . Geralmente, uma pessoa possui um ou dois perfis cujas tendências de comportamento aparecem com mais frequência”.

Termos como dominância e influência costumavam ter impacto positivo, enquanto estabilidade e conformidade (cautela) eram vistos de forma negativa. Por isso, adotamos novas nomenclaturas que passam uma ideia mais clara do que é principal em cada um: executor, comunicador, planejador e analista.

Você se identifica com algum deles? Avalie:

Executor

É uma pessoa dominante e independente. É atraído por desafios e dificuldades. Ele(a) possui um alto senso de competitividade e costuma ser corajoso ao defender seus pontos de vista.

Características:

  • Rápido
  • Direto
  • Gosta de desafios
  • Individualista
  • Empreendedor

 Comunicador

É uma pessoa comunicativa e geralmente dotada de grande carisma e poder de persuasão. Ele(a) mostra-se sempre entusiasmado com projetos e novidades, tende a ser até excessivamente otimista e relaciona-se com facilidade.

Características:

  • Amigo
  • Líder
  • Distraído
  • Desorganizado
  • Autoconfiante
  • Otimista
  • Sociável

Planejador

É uma pessoa estável, de ritmo constante e linear. Ele(a) dificilmente entra em pânico, mas tem uma pequena capacidade de lidar com o imprevisto. O planejador é voltado ao próximo e adora ajudar.

Características:

  • Calmo
  • Rotineiro
  • Flexível
  • Introvertido
  • Paciente
  • Estável
  • Bom ouvinte

 Analista

É uma pessoa detalhista, preocupada e meticulosa. O analista é organizado, responsável, altamente conservador e hábil ao controlar processos e rotinas repetitivas.

Características:

  • Detalhista
  • Introspectivo
  • Estudioso
  • Orgulhoso
  • Crítico
  • Sensível

  • Autodisciplinado

(*) Fundadora da Sólides, HR Tech que oferece uma plataforma cloud
de Gestão de Pessoas com People Analytics e Gestão Comportamental

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!