Dólar opera em alta e Bolsa segue abaixo de 100 mil pontos nesta sexta-feira
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Dólar opera em alta e Bolsa segue abaixo de 100 mil pontos nesta sexta-feira

Mesmo com a cena externa menos conturbada, o dólar comercial segue em alta frente ao real nesta sexta-feira (16). Às 12h57, moeda norte-americana avançava 0,06%, valendo R$ 3,9934. Na Bolsa, o dia é de recuperação. O Ibovespa, principal índice da B3, opera com alta de 0,74%, aos 99.794 pontos.

Leia também: Governo negocia com o varejo por 'Black Friday verde-amarela' em setembro

Embora não tenha acontecido nenhum novo desdobramento de grandes tensões no exterior nesta sexta, a junção de todas as instabilidades contribui para que o mercado opere com aversão ao risco.

" Guerra comercial entre Pequim e Washington, China podendo intervir em Hong Kong, os dois partidos italianos brigando, Espanha sem conseguir formar gabinete, Brexit ... é uma série de eventos conflituosos, todos juntos e ao mesmo tempo. Isto pesa bastante no mercado", destaca Álvaro Bandeira, economista-chefe do banco Modalmais.

Entre as ações listadas no Ibovespa , as principais operam com ganhos. Com a alta de 0,91% no preço do barril de petróleo tipo Brent (US$ 58,76), as ações ordinárias (ON, com direito a voto) e preferenciais (PN, sem direito a voto) da Petrobras avançam, respectivamente, 0,41% e 0,7%.

Os bancos, de maior peso no índice, também operam com ganhos. Os papéis PN do Bradesco e do Itaú Unibanco registram variação positiva de, respectivamente, 0,6% e 0,61%. As ações ON do Banco do Brasil, porém, caem 0,1%.

Leia também: "Quando o Brasil precisou da Argentina para crescer?", indaga Guedes

"O mercado segue muito avesso ao risco, com muita volatilidade. É possível que a tendência de ganhos do Ibovespa seja revertida e que ele feche em queda", avalia Bandeira.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!