Ernesto Araújo comemora acordo entre Mercosul e a União Europeia
Alan Santos/Presidência da República
Ernesto Araújo comemora acordo entre Mercosul e a União Europeia

Após fechar um acordo de livre comércio com a União Europeia (UE), o próximo passo a ser dado pelo Mercosul é buscar um tratado semelhante com a Associação Europeia de Livre Comércio (Efta), bloco formado por Noruega, Suíça, Liechtenstein e Islândia.

Leia mais: Para Eduardo Bolsonaro, acordo com a UE pode impactar eleição argentina

A informação é do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, que conversou com O GLOBO, por telefone, durante uma escala que fazia em Fortaleza, vindo de Bruxelas (Bélgica) , onde o acordo UE/ Mercosul foi fechado . Segundo o chanceler, a partir de agora, o mundo todo vai querer negociar com o bloco   sul-americano . 

Leia mais: Livre comércio entre Mercosul e UE pode começar a vigorar em seis meses

— Todas essas negociações vão acelerar agora, com o interesse que o Mercosul está gerando a partir do fechamento com a União Europeia . É outro fator que já começa a ter efeitos antes da entrada em vigor. A partir de hoje, o Mercosul subiu nas prioridades de todo o mundo, inclusive dos Estados Unidos — disse o ministro.

Araújo garantiu que o Brasil continua engajado  na agenda do  meio ambiente e reclamou que a imagem do país está distorcida lá fora. O ministro alertou que o Acordo de Paris - firmado em 2015 por 195 países para mitigar os efeitos do aquecimento global - pode ser usado como pretexto para a adoção de barreiras às exportações brasileiras.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!