O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) avaliou que o acordo de livre-comércio firmado nesta sexta-feira (28) entre Mercosul e União Europeia pode  favorecer o presidente da Argentina Mauricio Macri na disputa pela reeleição . 

Filho de Jair Bolsonaro afirma que acordo entre Mercosul e União Europeia pode beneficiar reeleição de Macri na Argentina
Marcos Corrêa/PR
Filho de Jair Bolsonaro afirma que acordo entre Mercosul e União Europeia pode beneficiar reeleição de Macri na Argentina

O filho do presidente Jair Bolsonaro , que também está no Japão para a reunião dos países do G-20, disse que o pacto entre os dois blocos dará fôlego especialmente à economia do país vizinho e fortalece Macri  no embate com a senadora e  ex-presidente Cristina Kirchner.

Embora tenha anunciado que sairá como vice na chapa de Alberto Fernández, que foi chefe de gabinete de seu marido, Nestor Kirchner, Cristina é vista como a real adversária. A crise na Argentina , com aumento da pobreza da população, tem ameaçado o projeto de recondução de Macri ao poder. Ao mesmo tempo, tem favorecido uma possível volta do "kirchnerismo”.

“É um fôlego que vai dar não só na economia brasileira, mas principalmente para a recuperação da economia argentina. Isso daí muito possivelmente terá reflexos na eleição na eleição argentina que se aproxima, onde está bem acirrado o Macri e a Cristina Kirchner. Embora seja vice na chapa do ex-chefe da gabinete, é ela que que realmente está rivalizando com Macri”, disse Eduardo, que é presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara de Deputados.

Leia também: Entenda os principais pontos do acordo entre Mercosul e União Europeia

Em vídeo gravado no Japão ao lado de Macri, Bolsonaro dá parabéns ao mandatário argentino e fala que o acordo é um "impulso" para a economia do país vizinho. “Realmente, Brasil e Argentina, Mercosul , realmente, mais unidos do que nunca. Muito bom para nossos povos. Um grande impulso para a nossa querida Argentina”, disse Bolsonaro. 

Em resposta, Macri disse que o Mercosul está "mais forte do que nunca" e  lembrou que na próxima terça-feira (02) tem a partida entre Argentina e Brasil pela semifinal da Copa América.  “Dessa vez, não posso desejar boa sorte a você, mas no mais estamos perfeitamente alinhados”, rebateu Bolsonaro.  

Leia também: Brasil não quer interferir em eleição da Argentina, diz chanceler brasileiro

O presidente brasileiro tem declarado apoio a Macri repetidamente e pregado contra possível volta de Cristina Kirchner. Em visita ao país neste mês, Bolsonaro pediu para que os argentinos votassem com responsabilidade para evitar "novas venezuelas" no continente. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!