Tamanho do texto

O deputado Marcelo Ramos (PR-AM) ficou com a presidência da comissão especial, enquanto o deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) será o relator

Rodrigo Maia (DEM-RJ)
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou os nomes dos deputados que participarão da comissão especial da nova Previdência


O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou, nesta quinta-feira (25), os nomes dos deputados que vão compor a comissão especial da reforma da Previdência . Segundo o anúncio, Marcelo Ramos (PR-AM) foi escolhido como presidente da comissão, enquanto a relatoria ficará com Samuel Moreira (PSDB-SP).

Os nomes do presidente e do relator do colegiado da nova Previdência foram decididos durante uma reunião na residência oficial da presidência da Câmara. No encontro, estavam presentes Maia e o secretário de Previdência do Ministério da Economia, Rogério Marinho, além de líderes partidários.

"Espero que o relator consiga construir um sistema que ele tenha subrelatores, porque a demanda para ajudar é muito grande. E uma votação dessas é uma construção coletiva", disse Maia .

A líder do governo no Congresso Nacional, Joice Hasselmann (PSL-SP), declarou que os nomes foram escolhidos por unanimidade.   "Estamos  articulando com os parlamentares desde sempre e agora a articulação será maior", afirmou.

comissão especial , que vai analisar o mérito da proposta, será instalada ainda na manhã de hoje, por volta das 11h, na Câmara dos Deputados. O colegiado será composto por 49 titulares e 49 suplentes. Confira:

Tabela da Comissão especial da previdência
Reprodução/Câmara dos Deputados
Distribuição das vagas titulares na comissão especial da Previdência por partido














Após a reunião, Maia disse que a partir de agora o desafio é conseguir votos para aprovar o texto na comissão e no plenário. "Vamos fazer o debate e pedir a colaboração daqueles que ganham mais. Os mais pobres não vão perder e ainda serão beneficiados com mais empregos na construção civil e em infraestrutura", explicou.

O presidente da Câmara afirmou, ainda, que a implementação da regra de pontos a partir deste ano e do próximo trará uma economia adicional de R$150 bilhões.  Essa regra é resultado da soma do tempo de contribuição e idade. 

Conheça o relator e o presidente da comissão especial da Previdência

deputado Marcelo Ramos (PR-AM
Câmara dos Deputados/Pablo Valadares
O deputado Marcelo Ramos (PR-AM) foi anunciado como presidente da comissão especial que analisará a reforma da Previdência


Advogado, Marcelo Ramos é considerado um nome forte para presidir o colegiado. O presidente do colegiado foi deputado estadual do Amazonas pelo PSB entre 2011 e 2015 e já atuou como chefe de gabinete do Ministério do Esporte.

Leia também: Governo diz que Nova Previdência vai gerar economia de R$ 350 bi para estados

Samuel Moreira é engenheiro e, eleito por São Paulo, está no segundo mandato de deputado federal. Ele também já foi deputado estadual por duas vezes e secretário da Casa Civil do estado de São Paulo na gestão do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), além ter atuado, por duas vezes, como prefeito da cidade de Registro (SP).