No trimestre encerrado em janeiro, a criação de vagas informais foi responsável pelo aumento da taxa de ocupação no País
Tânia Rêgo/Agência Brasil
No trimestre encerrado em janeiro, a criação de vagas informais foi responsável pelo aumento da taxa de ocupação no País

No trimestre encerrado em janeiro, a criação de vagas de trabalho informais (sem carteira assinada) foi a maior responsável pelo aumento da taxa de ocupação no País, enquanto o ritmo de criação de novas vagas formais perdeu fôlego nos últimos meses. Os dados fazem parte de um estudo divulgado hoje (20) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Leia também: Mercado reduz previsão de crescimento da economia pela terceira vez

Para chegar a essa conclusão, o Ipea fez uma análise dos dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). No início de 2018, de acordo com os números, a taxa de ocupação no Brasil crescia a 2% na comparação com o ano anterior. No trimestre encerrado em janeiro deste ano, porém, a alta foi de 0,9%, e aconteceu principalmente nos setores informais da economia.

Apesar de a criação de vagas sem carteira assinada puxar o crescimento da taxa de ocupação, o Ipea avalia que a desaceleração – de 2% para 0,9% – se deve à perda de intensidade no crescimento dessas vagas informais. No início de 2018, a criação de novos postos de trabalho sem carteira assinada foi de 7,3%; no trimestre encerrado em janeiro de 2019, de apenas 3%.

Nos três meses encerrados em janeiro, a variação do nível de criação vagas formais foi de -0,4%, resultado que se repetiu no trimestre anterior (agosto, setembro e outubro de 2018). O saldo negativo dos empregos com carteira assinada vem perdendo força desde o segundo trimestre de 2016, quando o resultado chegou a -3,6%.

Leia também: Mourão espera que Previdência seja aprovada até o início do segundo semestre

"Em suma, os dados da Pnad Contínua indicam que o emprego formal vinha apontando uma trajetória de retrações cada vez menores e de taxas de permanência cada vez maiores até meados de 2018. A partir daí, há uma estagnação nesses indicadores", analisam os economistas do Ipea.

Recortes sociais

Entre os jovens de 18 a 24 anos, a situação é ainda pior: a taxa de ocupação caiu 1,3% nos três meses encerrados em janeiro
Divulgação
Entre os jovens de 18 a 24 anos, a situação é ainda pior: a taxa de ocupação caiu 1,3% nos três meses encerrados em janeiro

Enquanto a taxa de ocupação geral subiu 0,9% nos três meses encerrados em janeiro, o indicador teve variação de -1,3% quando avaliados os jovens de 18 a 24 anos. Segundo o Ipea, isso acontece porque as pessoas nessa faixa etária têm menos chances de serem contratadas e mais chances de serem demitidas.

Leia também: Defendida por Guedes, capitalização impulsionou desigualdades no mundo

O tempo de permanência no desemprego também vem crescendo nos últimos meses. O percentual de trabalhadores que procuram emprego há dois anos ou mais cresceu ao longo de 2018 até chegar a 26% no último trimestre. "Consequentemente, no último trimestre do ano passado, 48% dos desocupados se mantiveram nesta situação durante todo o período", diz o relatório.

Outro dado divulgado pelo Ipea é a alta do percentual de residências sem renda proveniente do trabalho. De acordo com o estudo, 22,2% dos domicílios brasileiros estavam nessa situação no último trimestre de 2018 , enquanto, no fim de 2017, o percentual era de 21,5%. Em números absolutos, 16 milhões das 72 milhões de residências brasileiras não possuem renda proveniente do trabalho.

Adicionalmente, houve variação positiva dos percentuais de domicílios com renda muito baixa e alta. No quarto trimestre de 2018, 30,1% das residências tinham renda menor que R$ 1.601,18 no País, enquanto, no fim de 2017, a fatia era de 29,8%. Já os domicílios com renda superior a R$ 16.011,84 passaram de 2% para 2,1% do total.


*Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!