Receita Federal liberou pagamentos do novo lote de restituições do Imposto de Renda
shutterstock
Receita Federal liberou pagamentos do novo lote de restituições do Imposto de Renda

A Receita Federal paga, nesta sexta-feira (15), R$ 401 milhões em restituições do Imposto de Renda (IR). Na última semana, haviam sido liberadas as consultas a esse lote da restituição , que é referente aos exercícios do período entre 2008 e 2018.

Para consultar a situação da sua declaração, é preciso acessar a  página da Receita Federal na internet ou ligar para o Receitafone, no número 146. Há também um aplicativo para ser utilizado em tablets e smartphones, para facilitar as consulta às declarações do Imposto de Renda , além da situação cadastral no Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Ao todo, 142.698 contribuintes receberão R$ 401 milhões em restituições do IR. O dinheiro será depositado na conta bancária indicada pelo contribuinte ao fazer a declaração. Desse total de beneficiados, 4.498 são idosos acima de 80 anos, 27.767 têm entre 60 e 79 anos de idade, 2.815 têm alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 8.682 têm o magistério como a maior fonte de renda.

O valor é corrigido pela taxa básica de juros, a Selic , mas, após cair na conta, não recebe nenhuma atualização. A correção vai de 5,68%, correspondente ao ano de 2018 a 107,8%, que diz respeito a 2008.

Como fazer o resgate da restituição do Imposto de Renda?

Confira como resgatar a restituição do Imposto de Renda
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Confira como resgatar a restituição do Imposto de Renda

Depois de acessar o site da  Receita Federal , é possível visualizar o extrato da declaração e checar se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Caso haja divergências, o contribuinte precisa fazer a autorregularização, com a entrega de uma declaração retificadora.

Se tudo estiver certo, a restituição ficará disponível no Banco do Brasil (BB) durante um ano. No caso de o contribuinte não realizar o resgate dentro desse prazo, será preciso preencher um requerimento na internet por meio do "Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição", ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Leia também: Previdência terá idades mínimas de 65 anos para homens e 62 para mulheres

Caso o valor da restituição do  Imposto de Renda  não seja creditado em sua conta, o contribuinte deve contatar pessoalmente qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos). Com a utilização desses meios, é possível agendar o crédito em conta-corrente ou poupança em qualquer banco.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!