Amaphiko (
Divulgação/Red Bull
Amaphiko ("Asas", em zulu) surgiu em 2014 na África do Sul para fomentar ações de inovação social

O conceito de empreendedor no Brasil vem ganhando conotação negativa por parte de algumas correntes nas redes sociais que associam o termo a iniciativas mirabolantes com o único intuito de gerar lucro. Mas há muitas pessoas, no Brasil e no Mundo, provando que empreender pode significar transformação na vida das pessoas a partir da inovação social.

Leia também: Ex-jogador cria grife e vira "roupeiro" oficial de atletas e famosos

É com o intuito de fomentar iniciativas como a do artista Mundano, que passou a grafitar carroças para dar visibilidade ao trabalho de catadores de materiais recicláveis em São Paulo, que ocorre, desde 2014, evento que reúne empreendedores que promovem inovação social e usam da criatividade e talento trazer soluções e transformar realidades.

Surgido na África do Sul, o chamado Red Bull Amaphiko (termo que significa "asas", em zulu) hoje está presente também em Baltimore e, claro, no Brasil. Por aqui, a rede apoiada pelo projeto já conta com 45 empreendedores em diversas áreas, como sustentabilidade, justiça social, educação, dança e acessibilidade.

O projeto ganha corpo anualmente com um festival gratuito cuja programação reúne atividades como oficinas, performances, painéis, rodas de conversa, exibição de filmes, exposições, shows, intervenções e feira gastronômica.

Você viu?

Leia também: Analista de sistemas decide arriscar e abre hamburgueria em São Paulo

Neste ano, o festival Red Bull Amaphiko chega à sua terceira edição e será realizado, pela primeira vez, no Centro Cultural Grajaú, no extremo sul da capital paulista. De acordo com os organizadores do evento, a região foi escolhida para sediar o festival devido à existência de "trabalhos potentes de inovadores sociais locais" naquele bairro.

O evento que promove a inovação social ocorre no próximo fim de semana, nos dias 15 e 16 de dezembro, durante os quais será realizada atividades como oficinas de moda consciente, elaboração de projetos, autocuidado e permacultura. O skatista Sandro Dias (o Mineirinho) também fará a inauguração de uma pista de skate no bairro durante o evento. A programação completa pode ser conferida neste link .

Serviço:
Festival Red Bull Amaphiko
Quando? 15 de dezembro (das 11h às 19h) e 16 de dezembro (das 9h às 21h).
Onde? Centro Cultural Grajaú (R. Prof. Oscár Barreto Filho, 252 – São Paulo).
Quanto? Entrada gratuita.
Observação: É necessário realizar inscrição 30 minutos antes das oficinas, no próprio local.

Leia também: União vai recorrer da decisão que suspende fusão entre Boeing e Embraer

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!