Mais de 7,8 milhões de brasileiros foram vítimas de algum tipo de fraude nos últimos 12 meses. É o que mostra levantamento realizado pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), que considerou dados registrados até setembro deste ano.
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O estudo mostra que a maior parte das ocorrências de fraude está ligada à clonagem de cartão de crédito (41%) . Outros golpes comuns envolvem o uso indevido do nome para contratação de empréstimos (12%), utilização de documentos para abertura de crediário (10%) e pagamento de boletos falsos (10%). Há ainda pessoas que foram vítimas de clonagem de cartão de débito (7%), falsificação de cheque (7%) e clonagem de placa de veículo (7%).
Os golpes são caracterizados como crimes e causam sérios danos ao consumidor, que ao ter suas informações pessoais utilizadas indevidamente, sofrem não apenas prejuízos financeiros, como também podem ficar expostos a constrangimentos.
Segundo a pesquisa, as principais consequências com fraudes são perda de tempo com processos burocráticos para conseguir regularizar a situação (32%), compras indevidas feitas em seu nome (29%) e negativação do CPF
, que dificulta a realização de compras por meio do crédito (24%).
Você viu?
A pesquisa ouviu 800 pessoas em 12 capitais brasileiras, que juntas somam 80% da população que vive em capitais no País: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Salvador, Fortaleza, Brasília, Goiânia, Manaus e Belém. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais e o grau de confiança, 95%.
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SPC Avisa ajuda a prevenir e notificar fraude
Para auxiliar a população na proteção a fraudes, o SPC Brasil disponibiliza, por 30 dias de forma gratuita, o serviço ‘ SPC Avisa ’. Com a ferramenta, o consumidor recebe informações por e-mail sempre que seu nome for incluído, excluído ou sofrer alterações cadastrais no banco de dados do serviço.
Desde 2014, a cada dez avisos de perda ou furto de documentos protocolados no SPC Brasil, quatro foram feitos entre janeiro e março, período que coincide com o Carnaval, quando as pessoas geralmente viajam e participam de atividades com grande aglomeração.
Nival Martins, superintendente de bureau de crédito do SPC Brasil, informa que "Com o SPC Avisa, o consumidor recebe alertas em até 24 horas sempre que o seu CPF for consultado para concessão de crédito ou quando houver inclusão ou exclusão da base de inadimplentes
do SPC."
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O 'SPC Alerta de Documentos' é outro serviço à disposição dos consumidores para evitar a incidência de diferentes tipos de fraude . Em caso de perda, roubo, furto ou extravio de documentos pessoais, basta comparecer pessoalmente até um balcão de atendimento do SPC Brasil com o boletim de ocorrência em mãos, o que reduz as fraudes por informar os estabelecimentos comerciais da ocorrência, evitando a ação de golpistas nas compras a prazo.