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Pesquisa CNDL/SPC Brasil mostra que maior parte das ocorrências está ligada à clonagem de cartão de crédito; veja possibilidades de prevenção

Pesquisa CNDL/SPC Brasil mostra que 7,8 milhões de brasileiros foram vítimas de fraude nos últimos 12 meses
Torange-PT/Creative Commons
Pesquisa CNDL/SPC Brasil mostra que 7,8 milhões de brasileiros foram vítimas de fraude nos últimos 12 meses


Mais de 7,8 milhões de brasileiros foram vítimas de algum tipo de fraude nos últimos 12 meses. É o que mostra levantamento realizado pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), que considerou dados registrados até setembro deste ano.

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O estudo mostra que a maior parte das ocorrências de fraude  está ligada à clonagem de cartão de crédito (41%) . Outros golpes comuns envolvem o uso indevido do nome para contratação de empréstimos (12%), utilização de documentos para abertura de crediário (10%) e pagamento de boletos falsos (10%). Há ainda pessoas que foram vítimas de clonagem de cartão de débito (7%), falsificação de cheque (7%) e clonagem de placa de veículo (7%).

Os golpes são caracterizados como crimes e causam sérios danos ao consumidor, que ao ter suas informações pessoais utilizadas indevidamente, sofrem não apenas prejuízos financeiros, como também podem ficar expostos a constrangimentos.

Segundo a pesquisa, as principais consequências com fraudes são perda de tempo com processos burocráticos para conseguir regularizar a situação (32%), compras indevidas feitas em seu nome (29%) e negativação do CPF , que dificulta a realização de compras por meio do crédito (24%).

A pesquisa ouviu 800 pessoas em 12 capitais brasileiras, que juntas somam 80% da população que vive em capitais no País: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Salvador, Fortaleza, Brasília, Goiânia, Manaus e Belém. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais e o grau de confiança, 95%.

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SPC Avisa ajuda a prevenir e notificar fraude

SPC Avisa promete auxiliar o consumidor combatendo a fraude
Reprodução
SPC Avisa promete auxiliar o consumidor combatendo a fraude

Para auxiliar a população na proteção a fraudes, o SPC Brasil disponibiliza, por 30 dias de forma gratuita, o serviço ‘ SPC Avisa ’. Com a ferramenta, o consumidor recebe informações por e-mail sempre que seu nome for incluído, excluído ou sofrer alterações cadastrais no banco de dados do serviço.

Desde 2014, a cada dez avisos de perda ou furto de documentos protocolados no SPC Brasil, quatro foram feitos entre janeiro e março, período que coincide com o Carnaval, quando as pessoas geralmente viajam e participam de atividades com grande aglomeração.

Nival Martins, superintendente de bureau de crédito do SPC Brasil, informa que "Com o SPC Avisa, o consumidor recebe alertas em até 24 horas sempre que o seu CPF for consultado para concessão de crédito ou quando houver inclusão ou exclusão da base de inadimplentes do SPC."

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O 'SPC Alerta de Documentos' é outro serviço à disposição dos consumidores para evitar a incidência de diferentes tipos de fraude . Em caso de perda, roubo, furto ou extravio de documentos pessoais, basta comparecer pessoalmente até um balcão de atendimento do SPC Brasil com o boletim de ocorrência em mãos, o que reduz as fraudes por informar os estabelecimentos comerciais da ocorrência, evitando a ação de golpistas nas compras a prazo.

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