Aplicativo Aneel promete ajudar o usuário a entender melhor sua conta de luz
Agência Brasil
Aplicativo Aneel promete ajudar o usuário a entender melhor sua conta de luz



A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai lançar um aplicativo para aparelhos celulares que vai ajudar o consumidor a entender o cálculo das tarifas da conta de luz. O objetivo desse serviço é, de acordo com a agência, simplificar o atendimento e dar mais transparência sobre a cobrança das tarifas de energia.

Leia também: Contas de luz ficarão mais baratas em novembro 

O serviço, lançado nesta terça-feira (13), permitirá que o clientes residenciais façam simulações interativas para conhecer o funcionamento de cada item que compõe o valor de sua fatura da conta de luz .

“Os cálculos de tarifa disponíveis levam em conta a realidade de cada distribuidora, a ser selecionada pelo usuário, a Bandeira Tarifária em vigor (atualmente, a amarela) mas não incluem impostos como ICMS, PIS/Cofins e taxa de iluminação pública”, informou a Aneel.

Você viu?

A oficialização do aplicativo foi feita em setembro, durante cerimônia no Palácio do Planalto para assinatura de contratos de concessões de linhas de transmissão de energia. André Pepitone, diretor-geral da Aneel , afirmou na ocasião que, por meio do aplicativo, o cliente pode acessar os dados da concessionária responsável pelo fornecimento de energia para acompanhar detalhadamente as cobranças que compõem a conta de luz.

Leia também: Número de linhas pós-pagas cresce e celulares que usam 4G são maioria no Brasil

“Qualquer consumidor poderá acessar a sua conta e saber o que está indo para subsídio, o que está indo para geração, qual a parcela da transmissão, qual a parcela das distribuidoras e qual a parcela de impostos”, disse.

A plataforma promete garantir, ainda, facilidade para registrar e acompanhar as Solicitações de Ouvidoria, que antes eram feitas exclusivamente através do site e do telefone, e são as reclamações, sugestões, denúncias e elogios aos serviços da agência, à conta de luz e ao atendimento.

Leia também: Duas em cada três operações bancárias são feitas via internet e telefone

O aplicativo também apresenta orientações sobre os principais procedimentos relacionados ao fornecimento de energia e informações gerais sobre o setor elétrico, mas a grande novidade se dá quanto as simulações interativas, que permitirão o conhecimento de cada item da conta de luz . O serviço já está disponível para download para iOS e Android.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!