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Após ouvir 1.168 empresários, estudo mostra que a maioria está otimista com a data e pretende investir em promoções e na ampliação dos estoques

Black Friday Brasil inspira confiança na maior parte dos empresários que participarão da data
Reprodução/Youtube
Black Friday Brasil inspira confiança na maior parte dos empresários que participarão da data

O cenário econômico do Brasil é de incertezas e baixa expectativa de mudança por parte da população, ao menos nos próximos meses. No entanto, o mês de novembro já é marcado há alguns anos pela Black Friday Brasil, que neste ano está marcada para o dia 23. A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), entrevistou empresários por todo o País para buscar suas expectativas para a ocasião.

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O levantamento aponta que 11% das empresas pretendem aderir à Black Friday – percentual que sobe para 16% no setor de comércio e que, desse total, 77% dos empresários acreditam que existe uma oportunidade real para aumentar suas vendas, enquanto 19% veem a Black Friday Brasil como oportunidade para girar produtos em estoque.

As principais estratégias de preparação dos empresários que participarão da Black Friday envolvem realização de promoções especiais (52%), investimento na divulgação de seu negócio (32%) e ampliação do estoque (29%). Para atrair os consumidores, o desconto médio a ser aplicado nos produtos ou serviços durante o período do evento deverá ser de 29%, sendo que 33% dos participantes prometem descontos que variam entre 31% e 50%.

Um em cada quatro empresários participantes da Black Friday de 2018 acredita que as vendas neste ano serão melhores em relação ao ano passado, enquanto outros 35% acham que serão iguais e apenas 10% avaliam que serão piores.

José César da Costa, presidente da CNDL, afirma que “este é um bom momento para o varejo oferecer descontos atrativos e impulsionar suas vendas, já aquecendo seus negócios para o fim de ano".

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Black Friday Brasil como incentivo para vendas no Natal

Black Friday Brasil incentiva as vendas no Natal, de acordo com 32% dos empresários entrevistados pela pesquisa
Rovena Rosa/Agência Brasil
Black Friday Brasil incentiva as vendas no Natal, de acordo com 32% dos empresários entrevistados pela pesquisa

Ainda que seja realizada no final de novembro, a pouco mais de um mês do Natal , que é a principal data de vendas no Brasil, 26% dos empresários consideram que a Black Friday é uma importante indicação de como serão as vendas no mês seguinte.

Outros 32% dizem que a data contribui para o aumento do faturamento na ocasião natalina e somente 10% afirmam que há algum tipo de prejuízo. Roque Pellizzaro, presidente do SPC Brasil, avalia que são eventos com propósitos diferentes.

“O hábito de presentear no Natal já é tradição no mundo todo, que envolve familiares e amigos. Já a Black Friday trata-se de uma compra pessoal, com a finalidade de aproveitar um grande desconto”, observa. “Ainda assim, as vendas no Black Friday podem indicar um consumidor mais otimista e com mais apetite para as compras no Natal”, defende o presidente do SPC Brasil.

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A pesquisa ouviu 1.168 empresários de serviços e comércio varejista localizados nas capitais e no interior do país sobre as expectativas para a Black Friday Brasil em 2018 e a relação (ou não) da data com o Natal. A margem de erro é de três pontos percentuais, com índice de confiança de 95%.

*Com informações da CNDL/SPC Brasil

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