O Banco do Brasil é a instituição financeira que mais recebeu reclamações de clientes no terceiro trimestre de 2018, seguido pelo Bradesco e pelo Santander. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (15) pelo Banco Central (BC).
Leia também: Bolsonaro diz que não vai privatizar Banco do Brasil, Caixa e Furnas
A pesquisa foi feita com bancos que possuem mais de 4 milhões de usuários, e gerou um índice de reclamações de clientes para cada um deles.
Para obter esse valor de forma justa, e considerando o tamanho do banco em relação ao número de queixas, o Banco Central divide o número de reclamações recebidas de cada instituição financeira pelo número de clientes do banco, e multiplica por um milhão.
Assim, de acordo com o relatório do BC, o Banco do Brasil , que tem 63 milhões de clientes e registrou 1.590 queixas recebidas nos meses de julho a agosto, ficou com índice de 25.22 em reclamações.
Desse número, a maioria está relacionada à “oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada” e também a “irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking e terminais de autoatendimento".
Leia também: Clientes do Banco do Brasil já podem fazer transações financeiras no WhatsApp
Você viu?
O índice de queixas
do Bradesco, segundo colocado no ranking do terceiro trimestre, ficou com 22.55, registrando 2.151 queixas. Já o Santander, na terceira posição da lista, marcou 22.10 no índice e obteve 933 reclamações.
Ao todo, o Banco Central recebeu 9.878 reclamações contra todas as instituições financeiras. A maioria dos problemas registrados são relacionados, também, a oferta ou prestação de informação de produtos e serviços de forma inadequada.
Respostas dos bancos no topo da lista de reclamações de clientes
Em nota, o Bradesco informou que trabalha para reduzir os índices de queixas e que está produzindo melhoras nas manifestações ruins de seus clientes. O banco também acrescentou que “tem uma posição de respeito absoluto ao cliente e aos seus interesses.”
O Santander também afirmou trabalhar constantemente na melhoria de seus serviços, a fim de torna-los “mais simples e ágeis, para garantir a satisfação dos consumidores com o banco.”
Leia também: BB é condenado a pagar R$ 65 mil a ex-estagiária que adquiriu síndrome do pânico
Até o momento, o Banco do Brasil, que registrou o primeiro lugar no índice de reclamações de clientes , não se manifestou.
*Com informações da Agência Brasil