O comportamento inadequado dos jovens, tanto na entrevista de emprego quanto nas redes sociais, é o grande obstáculo para a contratação dessa força de trabalho, que atualmente já é aquela que tem mais dificuldade de se posicionar no mercado. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o desemprego entre jovens é superior ao dobro da taxa geral no País, que hoje atinge 12,7 milhões de brasileiros
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O comportamento indesejado foi apontado como principal obstáculo para a contratação de jovens por 48% de um total de 215 recrutadores entrevistados pela Catho, em pesquisa que ouviu ainda 1.496 candidatos de até 25 anos de idade. Também foram citados como entraves a falta de qualificação profissional (25%); a falta de experiência no mercado (16%); a atual situação econômica do País (7%); e a ausência de conhecimento em um segundo idioma (3%).
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No momento da contratação, segundo os recrutadores, costuma-se observar atentamente o comportamento dos postulantes ao cargo, sobretudo os que possuem pouca ou nenhuma experiência profissional. Mais de 70% das organizações disseram investir em graduação, pós-graduação/MBA, cursos técnicos e de idiomas para os empregados em busca da capacitação do profissional.
Os jovens entrevistados citaram falta de oportunidade e de experiência profissional como principais dificuldades na busca por emprego, com 75% e 48% de presença nos discursos sobre quais os grandes desafios. A economia do País, com 16%, a baixa qualificação profissional, 14%, não ter um segundo idioma, 12%, substituição de mão de obra por tecnologia, 3%, comportamento, 1% e outros motivos 7% dos apontamentos.
Redes sociais podem ser obstáculo para contratação?
As redes sociais, cada vez mais presentes no cotidiano, viraram alvos de recrutadores no momento da definição de quais profissionais serão contratados. Avaliar, conhecer e poder recrutar de acordo com os princípios da empresa podem ficar mais fáceis com rápida pesquisa nas redes sociais dos candidatos.
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O diretor da HAYS Response, Raphael Falcão, falou sobre, argumentando que se deve ter cuidado sempre: "Hoje, as redes possuem um poder muito grande. É importante que os profissionais estejam lá, com seu perfil atualizado. Interagir com elas é essencial". Algumas postagens que podem parecer simples são, na realidade, barreiras para uma eventual contratação, por isso, é importante estar atento ao comportamento na internet.
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Falcão disse ainda que "Geralmente as pessoas nos pressionam para termos opinião sobre um tema. E devemos nos posicionar sim, mas de uma forma mais branda, diferente de uma mesa de bar", defendendo que o ideal é evitar ter posicionamentos extremistas nas redes. Se colocar contra ou a favor determinada instituição não é o caminho ideal a ser trilhado, sendo este estar sempre aberto ao diálogo e a posições contrárias.
Colocar links de redes sociais – exceto LinkedIn, 100% profissional – não é recomendado, exceto em casos específicos, como materiais de portfólios ou outros trabalhos já realizados que servem de experiência.
Participar em grupos de discussões sobre o mercado nas redes e procurar conexões 'fora da tela' são vistas com bons olhos, especialmente quando se mostra iniciativa e interesse pelos temas e debates, que também ajudam o profissional a gerar uma rede de contatos dentro de sua área de atuação e no mercado de trabalho .
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As dinâmicas do mercado de trabalho se transformaram e as redes sociais pode, sim, ser um obstáculo para contratação real, sobretudo na realidade dos jovens em busca de emprego, portanto buscar uma relação saudável com as mídias digitais e controlar o que é mostrado sobre você online é essencial para entrar no mercado de trabalho.