Segundo a pesquisa sobre a população do Brasil, apenas três municípios abrigam menos de mil habitantes
shutterstock
Segundo a pesquisa sobre a população do Brasil, apenas três municípios abrigam menos de mil habitantes

A população do Brasil foi estimada em 208,5 milhões de habitantes, de acordo com o estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado nesta quarta-feira (29). O levantamento ainda mostra taxa de crescimento populacional de 0,82% entre os anos de 2017 e 2018.

Leia também: População brasileira atingirá pico de 233,2 milhões em 2047, diz IBGE

Na pesquisa sobre a população do Brasil , o IBGE calculou o total de 208.494.900 pessoas espalhadas pelos 5.570 municípios, com data de referência em 1º de julho de 2018.

População do Brasil segue concentrada no Sudeste

População do Brasil segue concentrada na Região Sudeste
shutterstock
População do Brasil segue concentrada na Região Sudeste

A pesquisa mostra que a população brasileira segue concentrada no Sudeste, sendo que três dos estados mais populosos do País estão nessa região. Somente em São Paulo, há mais de 45,5 milhões de habitantes, o que significa 21,8% da população do País.

Por outro lado, Roraima é o estado menos populoso, com 576,6 mil habitantes ou 0,3% da população total.

Leia também: Número de desempregados cai, mas ainda há 13 milhões de brasileiros desocupados

Você viu?

Já em relação aos municípios, a cidade de São Paulo continua sendo a mais populosa do Brasil, com 12,2 milhões de habitantes. Logo em seguida, vem o Rio de Janeiro com 6,7 milhões de pessoas, o que explica boa parte da concentração populacional no Sudeste. Brasília e Salvador também estão entre as cidades mais habitadas, com três milhões cada.

E o município com menor população do Brasil é Serra da Saudade, localizada no estado de Minas Gerais, com apenas 786 habitantes. Ainda na lista de cidades com as menores populações entram os municípios de Borá, em São Paulo, e Araguainha, no Mato Grosso, com 863 e 956 habitantes, respectivamente. Essas são as únicas cidades do País com menos de mil habitantes, destaca o IBGE.

Outro dado curioso apurado em 2018 é que 57% da população brasileira, ou 118,9 milhões de habitantes, vivem em apenas 317 municípios, o que representa 5,7% das cidades, que são aquelas com mais de 100 mil habitantes.

Além disso, os 46 municípios, aqueles com mais 500 mil habitantes, concentram 31,2% da população brasileira, ou 64,9 milhões de habitantes.

Em contrapartida, 68,4% dos municípios abrigam apenas 15,4% da população do País, com 32,1 milhões de habitantes.

Leia também: Falta trabalho para 27,6 milhões de pessoas no Brasil, segundo pesquisa do IBGE

O IBGE destaca que faz as estimativas em relação à população do Brasil para que o Tribunal de Contas da União (TCU) utilize como referência para calcular o Fundo de Participação de Estados e Municípios. Os dados também são usados para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!