Aplicativo SPTaxi está disponível para usuários Android; versão para iOS está sendo desenvolvida e será lançada em breve
Reprodução
Aplicativo SPTaxi está disponível para usuários Android; versão para iOS está sendo desenvolvida e será lançada em breve

A Prefeitura de São Paulo lançou, nesta segunda-feira (2), seu próprio aplicativo de transporte de passageiros, o SPTaxi. O sistema foi criado para incentivar o taxista a ser mais competitivo – concorrendo com apps como Uber e 99 – e, ao mesmo tempo, oferecer a possibilidade de os passageiros obterem mais descontos nas corridas.

Leia também: Consumidora encontra barata em esfirra depois de morder pedaço do alimento

No início não será aplicada nenhuma taxa de adesão para o taxista utilizar o aplicativo . Com o SPTaxi, o motorista poderá oferecer desconto ao passageiro automaticamente, podendo variar entre 10% a 40% sobre o preço do taxímetro, conforme disponibilidade e demanda no local e horário da corrida – sistema similar ao preço dinâmico presente nos apps concorrentes.

Segundo a prefeitura, quanto mais desconto, maiores as chances de conseguir corridas. Isso porque o usuário poderá escolher a faixa de desconto de sua preferência ao solicitar uma corrida. Os veículos cadastrados no SPTaxi serão agrupados conforme o desconto escolhido pelo taxista.

Caso o passageiro queira um desconto de 20%, por exemplo, ele selecionará essa opção na plataforma. Os motoristas que tiverem ativado esse desconto visualizarão o pedido deste cliente. Também de acordo com a Prefeitura de São Paulo, esse é um diferencial competitivo relevante do app, que dá liberdade ao taxista de decidir o desconto, bem como a bandeira a ser praticada.

Leia também: Carteiro assaltado nove vezes será indenizado por danos morais pelos Correios

Você viu?

Além disso, com o SPTaxi os passageiros podem visualizar os veículos mais próximos ao pedir a corrida, ver uma estimativa do valor a ser pago e avaliar o taxista no fim da viagem. Os taxistas com as melhores avaliações serão premiados pela prefeitura com prioridades em bolsões de táxi em grandes eventos, como em shows ou jogos de futebol.

Na primeira fase do app, será possível pagar apenas em dinheiro ou cartões de crédito ou débito diretamente no carro. Ainda não existe uma opção para pagamento automático pela plataforma.

Como posso usar o app?

Com novo aplicativo, prefeitura espera melhorar serviços oferecidos por taxistas na cidade de São Paulo
shutterstock
Com novo aplicativo, prefeitura espera melhorar serviços oferecidos por taxistas na cidade de São Paulo


Leia também: Startup lança serviço para alugar bicicletas e deixar onde quiser depois de usar

Quem tiver interesse em baixar o aplicativo deve ter um smartphone com sistema Android 5.0 para cima. O download do SPTaxi pode ser feito na Play Store. Segundo a prefeitura, a versão para iOS está sendo desenvolvida e deve ser lançada em breve. Taxistas que desejam se cadastrar devem acessar o  site oficial da plataforma  onde também podem tirar dúvidas sobre o serviço. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!