Brasil Econômico

Nesta terça-feira (24), foram divulgados os resultados referentes ao Índice de Estoques (IE) que obteve queda de 1,9% na comparação entre os meses de outubro e setembro deste ano, passando de 110,7 pontos para 108,5. Os números sinalizam a retomada da atividade econômica, que ainda deve se intensificar nos próximos meses, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP).

Leia também: Confiança do empresário industrial cresce e chega ao maior nível em quatro anos

FecomercioSP  avalia que existe melhora do cenário econômico, com propensão a investir e a empregar neste fim de ano, apesar do atual cenário político
shutterstock
FecomercioSP avalia que existe melhora do cenário econômico, com propensão a investir e a empregar neste fim de ano, apesar do atual cenário político

Já na comparação com outubro do ano passado, a alta é de 9,2%, quanto à pontuação batia a marca de 99,4 pontos. Vale destacar que o indicador da Fecomercio-SP capta a percepção dos varejistas sobre o volume de mercadorias estocadas nas lojas, e varia de zero a 200 pontos (adequação total), sendo que 100 pontos é a média entre os extremos.

Desta forma, os empresários que consideram o nível de estoque adequado chegou a marca de 54,2%, mantendo-se acima dos 50% pelo sexto mês consecutivo. Enquanto que a parcela de varejistas com estoques acima do adequado teve baixa de 1.1 ponto percentual (p.p) entre setembro e outubro, com 32%.

Você viu?

Leia também: Confiança do empresário industrial cresce e chega ao maior nível em quatro anos

Fecomercio-SP

“Os estoques abaixo do adequado aumentaram mais do que caiu a proporção de estoques acima, e isso, na média, elevou um pouco a inadequação geral, mas por bons motivos – já pode ser resultado de um aumento de vendas”, explica a Federação.

A Entidade ainda avalia que existe melhora do cenário econômico, com propensão a investir e a empregar neste fim de ano, apesar do atual cenário político.

Leia também: Marca lança papel higiênico preto com slogan de movimento negro e causa polêmica

Projeção 2018

Analistas e o mercado financeiro – além de investidores nacionais e estrangeiros – têm se mostrado otimistas para 2018, principalmente com os possíveis resultados das eleições do ano que vem, que podem trazer um ambiente político mais estável.

“Isso tem puxado os preços de ativos (financeiros ou não) para cima e aberto espaço para novas quedas de juros, que irão alavancar as vendas e ajudar o empresário a reduzir eventuais estoques excessivos”, conclui a Fecomercio-SP. O Índice de Estoque é feito mensalmente pela entidade setorial desde junho de 2011, e coleta informações de aproximadamente 600 empresários do varejo da Grande São Paulo.  

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!