Melhorar os processos de comunicação é essencial para o trabalho dos colaboradores e a imagem da empresa
shutterstock
Melhorar os processos de comunicação é essencial para o trabalho dos colaboradores e a imagem da empresa

Para que uma empresa tenha sucesos nos dias atuais, é essencial que execute muito bem a comunicação. Não são apenas os especialistas que dizem isso, mas também oss próprio cidadãos comuns, que já sentiram a necessidade de se comunicar e se familiarizar às pressas com as novas e velozes ferramentas da informação.

Leia também: Renda Básica Universal será testada em cidade da Califórnia, nos EUA

O cuidado com essa questão dentro de uma empresa deve ser redobrado, pois uma má comunicação abre brecha para entendimentos errados, o que reflete em sérios problemas no ambiente de trabalho e até mesmo nos resultados. Assim, é preciso se atentar na comunicação com os colaboradores e com o público externo para fortificar a imagem da companhia, além de manter a qualidade dos serviços/produtos.

De acordo com Reinaldo Passadori, presidente do Instituto Passadori e especialista em Comunicação Verbal, um dos segredos para evitar problemas relacionados ao tema é vencer tabus e entender que quanto melhor for a capacidade de se comunicar adequadamente, melhores serão os resultados para os negócios. É importante lembrar que vivemos em uma sociedade formada por pessoas que possuem ideias e pensamentos diferentes, consequentemente opiniões e interpretações diversas diante dos mesmos acontecimentos.

Considerando tudo isso, torna-se fundamental tomar a frente do que se fala sobre seu negócio, tentando evitar que conteúdos negativos proliferem interna e externamente. Para Passadori, existem alguns problemas enfrentados em relação ao tema. “Um é a fofoca ou opiniões sobre algo que possa ter ocorrido, a decodificação de uma ocorrência qualquer ou maledicência mesmo. Há pessoas que gostam de falar mal de outras ou inventar boatos para se divertir, sem medir as consequências do seu ato", diz.

Você viu?

Leia também: Monitor do PIB, medido pela FGV, sinaliza crescimento de 0,2% em agosto

Além disso, o especialista cita a inércia das comapanhias em processos de comunicação como outro dos problemas que devem ser tratados. "A empresa não se preocupa em se antecipar e fornecer informações aos seus colaboradores, gerando com isso uma omissão de dados ou de detalhes que seriam úteis se compartilhados do jeito e no momento certo”, explica. 

É claro que eliminar completamente estes problemas é uma missão praticamente impossível, mas eles podem ser atenuados com ações claras, transparentes, sem tentar ocultar informações do público. Também é imprescindível que o negócio tenha bons porta-vozes, capazes de se posicionarem, dentro do limite do sigilo. Se a companhia souber se comunicar de maneira eficiente, ampliará as chances de impedir que informações equivocadas sejam disseminadas.

Outra questão importante é a identificação dos formadores de opinião internos e externos, ou seja, as lideranças informais, pois eles que disseminam as informações e possuem credibilidade. Aproximando-os do setor de comunicação é possível trabalhar esse canal a favor do negócio.

Leia também: Índice que reajusta os contratos do aluguel recua em outubro

Em resumo, o papel das lideranças de uma empresa é deixar de ter uma posição passiva para uma mais agressiva, criando ferramentas de comunicação internas e externas e se capacitando para oferecer as melhores respostas, com credibilidade e rapidez.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!