Cerca de 57% do público B2B (Business to Business) só tem contato com seus fornecedores ao final do processo de compra, segundo pesquisa feira pelo Google em parceria com a Millward Brown Digital. Com um perfil mais crítico, essas pessoas buscam maiores informações antes de adquirir um produto ou serviço.
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Neste sentido, determinar uma estratégia de marketing digital precisa é essencial para uma empresa que deseja crescer. Vinícius Santos, um dos fundadores da Funeel, agência de marketing digital especializada no mercado B2B , oferece cinco poderosas dicas para estruturar uma campanha de sucesso.
"Mais do que possuir um site, é necessário construir uma experiência online para ser visto e reconhecido. Definir estratégias focadas em impulsionar sua visibilidade e a geração de oportunidades é fundamental para alcançar resultados de negócio", conclui. Confira abaixo as cinco dicas do especialista:
1) Pesquisa e planejamento
O primeiro passo é realizar uma pesquisa e um planejamento da estratégia que será utilizada. Por meio da pesquisa, a empresa conhece melhor o seu público, suas dores, suas necessidades e jornada que percorre durante uma busca por uma solução. Com base nesse levantamento, é possível estabelecer o planejamento estratégico, com definições de ações, canais e mensagem.
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2) Produção de conteúdo
A produção de conteúdo é importante no marketing digital B2B. Além de ajudar a construir e desenvolver a credibilidade de uma marca em determinado assunto, ela auxilia em outros campos, como o engajamento do público e o rankeamento no tráfego orgânico, além de ser uma maneira de educar, informar e utilizar todo o conteúdo para a equipe de vendas convencer novos prospects para empresa.
3) Geração de leads
A geração de leads nada mais é do que atrair possíveis clientes por meio de “iscas digitais”, como, por exemplo: Ebooks, Webinars, séries de conteúdos, entre outros. Com isso é possível criar uma base de interessados no seu produto ou serviço. Essa estratégia é importante para a equipe de marketing ganhar escala e novas oportunidades para equipe de vendas. Uma estratégia para gerar novos leads é essencial para o departamento comercial de empresas que atuam neste mercado.
4) Automação de marketing
Na verdade, em resumo, a automação de marketing é uma estratégia que ajudará a equipe de marketing a se relacionar em escala com sua base de leads. Isso só ajudará se você trabalhar e-mails personalizados, envio de SMS, ‘push’ nas redes sociais e entregar conteúdo no momento certo para o usuário que está no funil de vendas. Este recurso ajuda a identificar os leads mais quentes para a equipe de marketing e vendas.
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5) Mensuração de resultados
De nada adianta um plano de marketing digital se não houver objetivos e metas. O marketing digital no mercado B2B permite especificar exatamente quantas pessoas viram a publicação e quantas foram convertidas em novos clientes. Essa mensurabilidade é necessária para saber se as ações estão no caminho certo, se a meta está sendo batida e mais do que isso: ela nos ajuda a identificar quais os melhores canais de aquisição de clientes e onde os esforços devem ser concentrados.