Brasil Econômico

O Google acaba de lançar um  aplicativo de pagamento móvel chamado Tez. A tecnologia, em primeiro momento foi disponibilizada aos indianos, e está disponível a dois sistemas operacionais, o iOS e o Android. A plataforma nomeada a partir da palavra hindi, que significa “rápido”, permite que os usuários façam transferências financeiras rápidas e seguras usando uma tecnologia conhecida como QR de áudio.

Leia também: Golpe no WhatsApp usa imagem de Neymar para causar prejuízos às vítimas

Google: Governo indiano anunciou a proibição do pagamento de contas em dinheiro com valor superior a 500 rupias
shutterstock
Google: Governo indiano anunciou a proibição do pagamento de contas em dinheiro com valor superior a 500 rupias

O serviço é protegido por Tez Shield, plataforma desenvolvida pelo Google  capaz de detectar o uso fraudulento de dados, além de manter a identidade dos usuários devidamente protegidas.

Mesmo que a Índia abrigue 300 milhões de usuários de smartphones, muitos desses dispositivos são de nível de básico ou médio e não possuem tecnologia de comunicação de campo. Como resultado, eles não suportam serviços como o Samsung Pay e o Apple Pay.

O Tez forja uma conexão entre os dois dispositivos que participam da transação usando frequências ultrassônicas, que são inaudíveis aos ouvidos humanos. Como resultado, não há necessidade de compartilhar informações da conta bancária ou mesmo um número de telefone.

Leia também: Inteligência Artificial pode recriar games apenas assistindo alguém jogando

Mais rápido que dinheiro

Em novembro de 2016, o governo indiano anunciou a proibição do pagamento de contas em dinheiro com valor superior a 500 rupias (US$ 7,77). Esta decisão eliminou mais de 85% da moeda do país da circulação, e como uma corrida, as transações digitais viram um aumento acentuado no uso, e consequentemente na popularidade.

O Google não é a única empresa a tentar encenar um aplicativo cumprindo esse objetivo com o mercado indiano. O WhatsApp está conversando com a National Payments Corporation of India - o órgão de governo por trás da plataforma Unified Payments, Interface que liga Tez às contas bancárias dos usuários - na esperança de lançar seu próprio serviço.

Por enquanto, o Google está lançando o aplicativo Tez diretamente no mercado indiano. No entanto, se demonstrar ser bem sucedido, a empresa espera lançar o serviço em países como Vietnã, Indonésia e Tailândia.

Leia também: Aprendizado e apoio financeiro potencializam o empreendedorismo nas periferias

*Com tradução de futurism.com

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!