Além de uma boa dose de coragem, começar um negócio requer muito cuidado. É um longo período de diagnósticos, processos criativos e burocráticos e o começo de uma trajetória de muito estudo e preparação . Pensando nisso, o Brasil Econômico listou cinco cursos de empreendedorismo para os novos gestores que desejam se capacitar e potencializar seus conhecimentos acerca do meio empreendedor.
Leia também: Saiba como tirar sua ideia do papel e transformá-la em um negócio de sucesso
1 – Empreendedor Completo – CEBRAC
O Centro Brasileiro de Cursos (CEBRAC) lançou este ano um curso que tem como intuito oferecer conteúdos práticos e teóricos para autônomos e donos de negócios. Com 64 horas de duração, o curso é dividido em financeiro, marketing, plano de negócios e empreendedorismo , além de proporcionar oficinas sobre temas como negociação, liderança, trabalho em equipe e gestão de pessoas.
Ao longo das aulas, os alunos também desenvolverão o projeto de uma empresa, para que possam utilizar todo o conhecimento adquirido. Para se inscrever, basta entrar em contato com a unidade CEBRAC mais próxima e verificar a disponibilidade.
2 – Start – meuSucesso.com
A escola digital para empreendedores lançou em julho deste ano o curso Start. Ministrado pelo especialista em inovação e professor de Design Thinking da ESPM, Marcelo Pimenta, o conteúdo apresentado objetiva trazer ferramentas e conceitos, como o método CANVAS, que propõe uma análise em relação a estrutura de uma empresa. Ou seja, divide a companhia em nove blocos, referentes a aspectos distintos da mesma, o que gera uma avaliação e até mesmo o teste de estratégias antes de serem colocadas em prática.
O curso é composto por cinco aulas, utilizando métodos com materiais complementares, teste online e deveres de casa. As aulas são gratuitas para alunos do meusucesso.com – acessadas na área “Séries” da plataforma - e há a entrega de um certificado de participação para aqueles que assistiram a mais de 75% do processo.
Leia também: Aplicativo: Veja as 5 plataformas que todo empresário deve usar nos negócios
3 – Desenvolvimento de Lideranças – CERS Corporativo
Vertente do Grupo CERS, a rede de ensino voltada para o desenvolvimento pessoal e de carreiras divulgou o curso “Desenvolvimento de Lideranças”, ministrado pelos especialistas William Douglas e Luciana Elmor.
O curso da CERS é totalmente online e propõe a ampliação das habilidades e das competências de gestão dos participantes, por meio da abordagem de novos paradigmas de liderança, que serão expostos durante os sete módulos divididos em uma carga horária de 15 horas.
4 – Gestão que Gera Valor – Goakira
A fim de aprimorar as habilidades de gestão de empreendedores e líderes empresariais, a consultoria Goakira, focada no crescimento e na estruturação de negócios, criou o Gestão que Gera Valor. O projeto consiste em uma série de cursos realizados, geralmente a cada dois meses. Gestão e expansão de franquias e formatação desse mesmo segmento são as temáticas abordadas ao longo do processo de aprendizagem.
Através de workshops e treinamentos , o projeto ensina os participantes a tomarem decisões mais assertivas, a fim de potencializar os resultados positivos e o desemprenho das empresas.
5 – Para quem deseja ser o próprio chefe – Evolute Cursos
A rede de cursos profissionalizantes Evolute Cursos, integrante do grupo VA – holding especializada em microfranquias disponibiliza em sua grade, opções para aqueles que querem abrir o próprio negócio.
Com especializações em empreendedorismo, administração financeira e gestão de pessoas, o conteúdo norteia o aluno que estima ser seu próprio chefe futuramente. Os cursos são presenciais e visam preparar os alunos para o mercado corporativo.
Leia também: Empreendedor usa conhecimentos em gastronomia para abrir quatro negócios