Tamanho do texto

As obrigações estão aí quando as férias chegam ao fim e você precisa sempre estar motivado para cumprir seus afazeres; saiba o que fazer para conseguir

Ter um propósito é essencial para que você consiga se motivar após voltar de férias
shutterstock
Ter um propósito é essencial para que você consiga se motivar após voltar de férias

Voltar à rotina após tirar férias pode ser uma situação muito complicada. De acordo com o coach e consultor de carreira Emerson Weslei Dias, é normal ter um certo desânimo nessa época. “É muito mais fácil ficar descansando do que trabalhar. O corpo se acostuma e fica complicado voltar à rotina”, justifica.

Leia também: Demissão: especialista aponta 5 dicas para lidar com o período

Apesar disso, por mais difícil que seja, as obrigações estão aí quando as férias chegam ao fim e você precisa sempre estar motivado para cumprir seus afazeres. Confira abaixo 3 dicas listadas pelo especialista para encontrar essa motivação e retomar o trabalho com tudo:

1) Tenha um propósito

É importante encarar o trabalho como um fator importante para conquistar aquilo que você deseja. Segundo Dias, ter um propósito na vida, mesmo que pequeno, é a motivação necessária para te tirar da cama no começo da semana.

“Não há como ter resistência se você encara aquela tarefa como um passo para atingir seus objetivos”, explica. Definido o seu propósito de vida, é muito mais fácil levantar na segunda-feira com o mesmo pique que você teve no final de semana.

Leia também: Litecoin: conheça quatro vantagens da moeda sobre a Bitcoin

2) A visualização é importante

Agora que você tem o seu propósito, é imporante se lembrar dele a todo momento. Uma dica importante é usar artifícios visuais para isso. “Colocar post-its ou notas no celular com seus objetivos do ano te impulsionam durante os dias de preguiça”, sugere o consultor.

Outra ideia é criar um compromisso público. Ou seja, manifeste a seus amigos e familiares as coisas que você quer realizar. Dessa maneira, as pessoas irão lhe cobrar e você se sentirá mais motivado a trabalhar para concluir seus desejos.

3) Pensamentos afirmativos

A afirmação pode ser uma exercício muito importante. “É o que você diz para si mesmo naquele momento de preguiça”, explica Dias. Além de pensar em pessoas que te inspiram e em frases motivacionais, pense sempre em pequenos objetivos que você quer cumprir ao longo do ano.

Leia também: Material desenvolvido por cientistas carrega baterias de celulares em segundos

Para realizar aquela viagem de férias incrível, você precisa levantar da cama e se esforçar na semana de trabalho . Segundo o consultor, fechar os olhos e se imaginar em um lugar que te faz bem pode ser uma ajuda extra.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.