Brasil Econômico

Pesquisa do Dieese apontou que São Paulo, considerada a capital mais rica do País, tem dois milhões de desempregados atualmente
iStock
Pesquisa do Dieese apontou que São Paulo, considerada a capital mais rica do País, tem dois milhões de desempregados atualmente


Pesquisa da Fundação Seade e Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgada nesta quarta-feira (26) apontou que o número de desempregados na Região Metropolitana de São Paulo chegou a 2,07 milhões no mês de junho.

Leia também: Confiança do comércio desacelera, retornando ao mesmo nível de março, aponta 

O resultado apresenta queda no índice de desempregados em São Paulo que passou de 18,8% em maio para 18,6% em junho, período de análise do Dieese . Isso representa queda de 42 mil na comparação mensal.

Em contrapartida, o Dieese apurou que houve 0,6% de redução no nível de ocupação na região, o que resultou na eliminação de 59 mil postos de trabalho . Foi identificado ainda que na parcela da população economicamente ativa também houve queda, uma vez que101 mil pessoas deixaram o mercado de trabalho no período analisado pela Fundação.

Você viu?

Resultado por setores

A pesquisa identificou que entre os setores econômicos, houve queda de 1,3% na indústria de transformação paulista, que eliminou 18 mil postos de trabalho no mês de junho. No comércio e no segmento de reparação de veículos automotores e motocicletas houve fechamento de 56 mil postos de trabalho, o que representa queda de 3,4% nos postos de trabalho no setor.

Leia também: Planejamento critica necessidade de nova lei e Fazenda fala em novos impostos

O segmento de construção na Região Metropolitana de São Paulo teve queda de quatro mil postos de trabalho no mês de análise, o que representa retração de 0,7%.  No ramo de serviços o Dieese identificou estabilidade, com alta de 0,4%, o que representa a criação de 19 mil postos de trabalho neste nicho no mês de junho.

Ainda segundo dados da pesquisa do o índice de desemprego aberto – que representa pessoas que estavam à procura de trabalho nos últimos 30 dias e não tiveram nenhuma ocupação nos últimos sete dias – , variou de 15,9% para 15,6%.

A taxa de desemprego oculto – desempregados que fizeram trabalhos eventuais, não remunerados para familiares, que tentaram mudar de emprego nos últimos 30 dias ou que não buscaram emprego em 30 dias –  variou de 2,9% para 3%. Entre abril e maio deste ano, os rendimentos médios reais dos paulistanos ocupados tiveram alta de 2,5% e de assalariados 2,8%, passando a R$ 2.004 e R$ 2.091, respectivamente.

 Leia também: Proposta de PDV do governo está "fadada ao fracasso", afirma sindicato

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!