Trabalhar em casa está se tornando uma realidade para um número cada vez maior de profissionais por diversos motivos, como a facilidade de comunicação cada vez mais acessível com a internet. O modelo de trabalho tem uma série de vantagens. Entre elas, o fim da necessidade de encarar o trânsito diariamente, estar mais próximo da família e ter mais liberdade para realizar outras tarefas. Porém, ao mesmo tempo, exige mais organização do trabalhador, que precisa manter sua produtividade.
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As distrações que podem acabar com a produtividade estão por todo lado, desde a nova série da Netflix até ligações dos familiares. Para ajudar quem está ou pretende entrar nessa empreitada a ser mais organizado, Ana Nogueira, analista de Marketing da Hotmart, startup especializada em produtos digitais, criou uma lista com dicas do que você pode fazer para seu dia render mais:
1) Tenha um ambiente voltado para o trabalho
Uma das tentações de trabalhar em casa é poder passar o dia da forma mais confortável possível. Começar o dia sem se preocupar com o trânsito, por exemplo, reduz bastante a carga diária de estress com a qual estamos acostumados. Porém, isso não significa que o modelo não exige um ambiente próprio para o trabalho. Busque uma área da sua casa que seja arejada e bem iluminada, de preferência que ofereça privacidade.
Você precisará de praticamente os mesmos itens de um escritório para realizar suas tarefas, como computador e telefone. Além disso, lembre-se que o computador será usado constantemente para responder e-mails, conversar por vídeo e armazenar arquivos, e deixe claro para as pessoas ao seu redor que você está trabalhando e não pode ter interrupções a todo momento.
2) Prepare um ambiente confortável
A cadeira ou poltrona utilizada deve ser confortáveis para que você consiga trabalhar na posição correta e com os pés apoiados no chão. "Trabalhar deitado então, nem pensar!", alerta a especialista. O uso do notebook na cama pode afetar sua respiração, além de causar dores no pescoço, na coluna e nos antebraços, o que influencia diretamente no seu rendimento.
3) Estabeleça uma rotina
Realizar a distinção entre casa e trabalho pode ser um desafio no início, mas você precisará estabelecer rapidamente uma rotina para se assegurar que terá o tempo adequado para cumprir suas tarefas. Ainda que o home office permite ter horários mais flexíveis, é importante estabelecer horários para iniciar suas atividades todos os dias. O momento em que você começa a trabalhar determina o ritmo do restante do seu dia.
4) Planeje o dia de acordo com sua produtividade
Você já deve ter ouvido falar de pessoas que rendem mais em determinado horário do dia. Pode parecer bobagem, mas os níveis de criatividade e concentração se modificam ao longo do dia, fazendo com que a mesma tarefa possa ser concluída em prazos distintos. Se você começou a trabalhar de casa há pouco tempo, observe os horários em que seu trabalho flui com mais facilidade e fique deo lho nos momentos em que seu desgaste é maior. As anotações serão úteis no momento de planejar seu dia e agendar compromissos profissionais.
5) Tenha metas diárias
Nas empresas convencionais, os gestores estabelecem suas entregas. Ao trabalhar de casa, porém, você é responsável por seus próprios resultados. A ausência de um comando pode ser uma tentação para deixar as tarefas para depois. Pensando nisso, busque formas de manter sua produtividade em alta. Uma saída pode ser estabelecer metas diárias. A meta pode ser responder uma certa quantidade de e-mails ou solucionar um determinado número de demandas, por exemplo.
Você viu?
Antes de ligar o computador, defina o que será feito e determine um prazo para a conclusão de cada tarefa. Uma boa forma de manter a motivação é estabelecer pequenas recompensas assim que você atingir seus objetivos. É importante que as metas continuem evoluindo para o seu negócio não estagnar.
6) Faça uma lista de prioridades
Por mais que todas as tarefas sejam importantes, existem aquelas que realmente não podem ser deixadas para depois, que demandam mais tempo o que são mais impactantes para o seu negócio. Em muitas situações, você precisará deixar tarefas menores de lado, para se dedicar a uma atividade mais complexa. Por isso, tenha metas bem definidas. É desta forma que você conseguirá distinguir o que é prioridade de uma tarefa que pode ser deixada para depois.
7) Faça uma coisa de cada vez
Você começa a escrever um e-mail, recebe uma ligação que tem que ser atendida naquele instante, ao mesmo tempo em que conversa em um chat. Por muitos anos, esta ideia, conhecida como multitasking, isto é, multitarefas, foi compartilhada por muitos profissionais, que acreditavam que, para se destacar, precisavam fazer mais de uma tarefa por vez. Porém, se este for o seu caso, talvez seja a hora de repensar.
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Realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo pode ser uma péssima ideia, já que apesar da alta capacidade de armazenamento, nosso cérebro processa somente uma informação por vez. Pensando nisso, o rendimento não tem nada a ver com fazer várias coisas ao mesmo tempo, mas, sim, com fazer uma coisa bem feita de cada vez.
8) Utilize aplicativos para organizar a sua rotina
Manter a organização ao trabalhar de casa pode ser uma tarefa difícil. Porém, algumas ferramentas online e aplicativos podem te ajudar neste missão. Se você possui um e-mail do Google, por exemplo, pode usar o Google Calendar para listar as tarefas da semana com antecedência. À medida que os compromissos se aproximarem, você recebe notificações por e-mail.
Aplicativos como o Evernote e o Google Keep também são muito utilizados para criar listas de tarefas. Com as ferramentas ee possível registrar avanços do trabalho, publicar notas, inserir imagens, vídeos e gráficos sobre os projetos. Se você não é fã de aplicativos, programe alarmes no início do dia para não correr o risco de esquecer dos seus afazeres. Outra alternativa é usar blocos de notas para anotar as ideias que você não pode colocar em prática naquele momento.
9) Descanse
Apesar de parecer contraditório, o descanso é necessário para manter sua produtividade elevada. Para cada atividade finalizada, tenha alguns minutos para fazer algo que te dá prazer ou simplesmente para se desconectar do trabalho. O tempo ocioso também pode ser uma oportunidade para encontrar referências que podem ajudar a melhorar a sua performance. Além de aumentar a qualidade do trabalho, o descanso é fundamental para manter o corpo funcionando de forma saudável.
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10) Saiba a hora de parar
Trabalhar em um ambiente não corporativo também impacta a noção de tempo, já que deixa de existir o hábito de desligar o computador e ir para casa. Por isso, é importante estabelecer um horário para encerrar o expediente e estabelecer os dias de trabalho, que, ao mesmo tempo, te ajudem a manter a produtividade, mas que permita oferecer um equilíbrio com seu tempo livre. Quando o trabalho se mistrua com sua vida pessoal, você perde uma das maiores vantagens do home office: ter mais tempo para você.