Você já teve dificuldades para se concentrar no trabalho ou nos estudos? Pois saiba que procrastinação e falta de produtividade são problemas presentes com frequência na vida de muitos profissionais e estudantes. E essa sensação pode ser muito frustrante. Para resolver esta questão, existem métodos de relaxamento e de concentração. Um deles é a utilização de músicas clássicas, instrumentais ou sons ambientes.

Leia também: Seis dicas para aumentar a produtividade durante o expediente

Uma pesquisa realizada pela plataforma de streaming de música, Spotify, em parceria com a Dra. Emma Gray, especialista Psicologia Educacional no British Cognitive Behaviouir Therapy, revelou que a música tem grande influência no aprendizado de estudantes. O estudo apontou ainda que é importante escolher a música adequada para se concentrar no trabalho ou nos estudos. Para lógica e matemática, por exemplo, o ideal é ouvir algo que acalme a mente a ajude na concentração. Para atividades criativas, deve causar emoções em quem está ouvindo.

Segundo a pesquisa, é importante escolher o tipo de música ideal para se concentrar no trabalho ou nos estudos
Divulgação
Segundo a pesquisa, é importante escolher o tipo de música ideal para se concentrar no trabalho ou nos estudos

Leia também: Especialista dá dicas de liderança para manter equipe engajada e motivada

Você viu?

O recomendado é que as músicas não tenham letra, para evitar a distração. O próprio Spotify possui várias playlists para concentração e relaxamento. Para acessar, basta acessar a área "Gêneros e momentos" no aplicativo e buscar opções como "Foco" e "Relaxar". A partir disso, a plataforma oferece as playlists mais populares em cada área.

Outra forma de encontrar músicas instrumentais que ajudem na produtividade é pesquisar pelo termo "deep focus" no YouTube. O site oferece várias músicas e playlists de concentração para você escolher com qual mais se identifica. Se você precisa de barulho de chuva para ficar relaxado, uma sugestão é o site Raining.fm, que reproduz esse som para quem deseja tornar o ambiente menos estressante.

Há até mesmo serviços desenvolvidos especificamente para aumentar sua produtividade. Um deles é o Focus@will, disponível para Android, iOS e em versão web. Para usar a plataforma, basta fazer um cadastro, selecionar uma playlist e dar o play. A ferramenta usa um algoritmo para aprender sobre as preferências musicais de cada pessoa para permanecer focada.

Leia também: Sete coisas que podem destruir sua produtividade ainda pela manhã

Os usuários podem realizar testes na versão completa de forma gratuita durante duas semanas. Após esse período, há uma mensalidade de US$ 9,95 (cerca de R$ 30). De acordo com a empresa, o serviço foi desenvolvido com base na neurociência e ajuda a se concentrar no trabalho e nos estudos. A ferramenta oferece tanto músicas clássicas e melodias acústicas, quanto sons de chuva e ondas quebrando na praia.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!