Tamanho do texto

De acordo com consultor de carreiras, produtividade no trabalho está sendo negativamente impactada pelo excesso de informações recebidas no dia

Brasil Econômico

Cultivar hobbies como ler e praticar esportes pode auxiliar produtividade no trabalho
iStock
Cultivar hobbies como ler e praticar esportes pode auxiliar produtividade no trabalho

Em tempos de crise, queixas sobre fatores externos podem ser usadas como o principal obstáculo para a não realização de metas e para a lentidão no desenvolvimento de projetos. Informações e estímulos excessivos recebidos diariamente também são considerados fatores que impactam negativamente a produtividade no trabalho e atrapalham na concentração e  na execução de atividades.  

LEIA MAIS: Advogada tira dúvidas sobre tipos de demissão e explica rescisão de contrato

"A vida é cheia de variáveis - algumas controlamos outras não. Não temos controle sobre a crise, a alta do dólar, a concorrência, o mercado. Por isso, não desperdice o seu tempo, tão precioso, com isso. Invista sua energia naquilo que você controla. Que tal começar melhorando sua própria produtividade ?", relata o consultor de carreira e autor do livro "O inédito viável", Emerson Weslei Dias. 

O especialista também explica que organização é algo fundamental para se ter uma rotina produtiva, assim como prestar atenção nos prazos estipulados para cada tarefa.  Pensando em como otimizar o tempo e não sobrecarregar o colaborador, o consultor de carreira, Emerson Weslei Dias, deu algumas dicas para descartar de vez a procrastinação e para tornar 2017 um ano produtivo e de alto desempenho profissional.

Se organize

Programar atividades e ter um controle sobre como e quando serão desenvolvidas é o primeiro passo. Assim, será possível saber quanto tempo levará para a realização de cada tarefa, não atrapalhando o prazo de entrega. Organizar o que tem que ser feito no dia seguinte também é uma ideia para que a produtividade seja contínua.

Cuidado com o excesso

Faça uma coisa de cada vez. Não se sobrecarregue com atividades e nem queira fazê-las todas juntas. É importante que cada uma receba uma atenção especial na hora de sua execução para que o resultado seja de qualidade.

LEIA MAIS: Empreendedorismo feminino: projeto procura startups do setor de beleza

Evite procrastinar

Faça as coisas com antecedência. O ato de adiar os compromissos pode impactar negativamente na produtividade e no alcance de objetivos. Procure focar nas atividades, deixando redes sociais, celulares ou qualquer distração de lado na hora do trabalho.

Defina metas

Estipule prazos para a conclusão de cada atividade e trabalhe sem interrupções até que a mesma seja finalizada. Com isso, não haverá atrasos e você terá mais tempo para se dedicar a outros projetos.

Tenha hobbies

Se divirta. Faça atividades que sejam relaxantes e prazerosas, como por exemplo, praticar esportes, assistir filmes e ler. Isso pode tornar a rotina muito mais leve e ajudar no trabalho.

Descanse

Para manter a produtividade em alta, descansar é essencial. Diferente do que muitos imaginam ser produtivo não significa trabalhar compulsivamente. O descanso é fundamental para a concretização de metas e projetos, pois assim, a energia é recuperada e quando o trabalho voltar a ser feito, menos interrupções ocorrerão ao longo do processo.

LEIA MAIS: Veja os principais concursos públicos que encerram inscrições em fevereiro