Brasil Econômico

Banco Central libera ranking de bancos mais reclamados pelo consumidor brasileiro
iStock
Banco Central libera ranking de bancos mais reclamados pelo consumidor brasileiro


Pelo visto não há motivo de comemoração ao Dia Internacional do Consumidor, celebrado nesta quarta-feira (15).  Mesmo com a criação do Código de Defesa do Consumidor, entidades que fiscalizam as ações das empresas e as redes sociais como aliados na hora de reclamar, o empresário ainda preza pelo lucro e se esquece do que mais importa na operação, o consumidor.

Leia também: Reclame Aqui organiza shows de rock em frente às empresas com pior atendimento

Ranking divulgado nesta quinta-feira (15) pelo Banco Central (BC) listou as instituições financeiras mais reclamadas no País no primeiro bimestre deste ano. Entre os bancos de maior porte, com mais de 4 milhões de correntistas, a instituição mais reclamada pelo consumidor brasileiro foi o Bradesco.  Com mais de 92 milhões de clientes, ele somou quase 1600 reclamações entre os meses de janeiro e fevereiro.

Em segundo lugar no ranking dos players de grande porte está o Banco do Brasil (BB) que em dois meses somou 1024 queixas referentes aos seus serviços registradas no Banco Central. A instituição que acaba de anunciar a redução da taxa de juros do rotativo de sua linha de cartão de crédito tem mais de 59 milhões de correntistas.

Você viu?

Em terceiro lugar aparece como a mais reclamada a Caixa Econômica Federal, dos mais de 83 milhões de correntistas, 1286 registraram queixas formais do banco no BC. Vale ressaltar que os consumidores utilizam outros canais para denunciar as instituições financeiras no País.  

Na quarta posição está o Banco Santander com 514 reclamações em dois meses. Na quinta posição aparece o Itaú com 790 queixas registradas no Banco Central entre janeiro e fevereiro deste ano.  O Banrisul é o sexto mais reclamado pelo correntista brasileiro com 43 reclamações; seguido do Votorantim com 21; do MidWay com 7queixas; Pernambucanas com uma reclamação e na décima posição o Banco do Nordeste com uma reclamação.

O Banco Central para listar o ranking pega o número de reclamações reguladas procedentes e divide pelo número de clientes e multiplicado por 1.000.000.

Leia também: Brasileiro afirma que cenário econômico atual está pior que o do ano passado

Pequenas instituições

Entre os bancos de menor porte, com menos de 4 milhões de correntistas, o líder em reclamação no primeiro bimestre deste ano foi o banco Safra, com 79 reclamações reguladas e procedentes no Banco Central. Em segundo está o Pan com mais de 200 queixas e em terceiro no ranking com maior número de reclamações de consumidores está o Paraná Banco com 31 queixas.

Leia também: Dia Internacional do Consumidor: Conheça 10 direitos fundamentais

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!