Cenário econômico atual desagrada brasileiro, apontou pesquisa da Boa Vista SPC
iStock
Cenário econômico atual desagrada brasileiro, apontou pesquisa da Boa Vista SPC


Dados apurados pela Boa Vista SPC apontam que os brasileiros veem cenário econômico deste ano pior na comparação com o ano passado. A afirmação foi feita por 45% dos quase dois mil entrevistados para a pesquisa. Outros 38% de respondentes afirmaram que a situação se mantém igual, em quando 17% avaliam a economia este ano como melhor.  

Leia também: Dia Internacional do Consumidor: Conheça 10 direitos fundamentais

No entanto, se o cenário econômico atual não está tão animador para os brasileiros, para o 2018 a expectativa é de melhora para 79% dos respondentes.  O estudo foi encomendado pela entidade para comemorar o Dia Internacional do Consumidor, celebrado nesta quarta-feira (15) e quis evidenciar os conhecimentos da população brasileira em relação às questões políticas e econômicas.

Dos participantes, 57% disseram estar parcialmente informados; 28% bem informados e outros 15% disseram não sentir informados.  A pesquisa também questionou se a renda familiar atual é suficiente para pagar os gastos fixos no final do mês, e a resposta não foi nada animadora. Mesmo alegando suficiência de renda para pagar as contas, a dificuldade em pagá-las no final do mês abrange mais de 50% dos consumidores, independente da classe social.

Você viu?

Leia também: Governo não descarta possibilidade de aumento de impostos, diz Meirelles

Informação

A desinformação é mais evidente nas classes menos favorecidas – D e E –, sendo que 21% dessa parcela da população afirmou ter poucas informações relacionadas à política e economia. Em contrapartida e evidenciando a desigualdade no País, 56% dos respondestes pertencentes às classes A e B, disseram ser bem informados em relação aos assuntos. A classe C, com 59% de participação no estudo, afirmaram estar parcialmente informados em relação à politica e economia no País.

A maioria da classe DE (52%) também acredita que o cenário econômico atual está pior do que em 2016. A expectativa de um cenário melhor em 2018 é consenso em todas as classes A e B (77%) e C e D e E (79%), respectivamente.

A pesquisa identificou ainda que os consumidores brasileiros continuam com dificuldade em manter as contas fixas – como água, luz, telefone, TV paga, conta do celular – em dia com seu rendimento mensal. Dos entrevistados, 51% afirmaram estar difícil e 31% afirmaram estar muito difícil com a influência do cenário econômico atual.

Leia também: Confira quatro dicas para se destacar como um profissional freelancer

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!