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É indispensável que a direção da empresa tenha os profissionais de atendimento ligados aos processos de transformação deste setor

Brasil Econômico

Usar tecnologias para antecipar os problemas dos clientes pode ser uma boa solução para a área de atendimento
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Usar tecnologias para antecipar os problemas dos clientes pode ser uma boa solução para a área de atendimento

Atender bem é um quesito cada vez mais importante no trabalho das empresas. Quem presta um atendimento ruim, inevitavelmente fica para trás, pois quando o consumidor tiver opção, ele vai procurar alguém que o trate da maneira adequada.

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Pensando nisso, Mauricio Prado, presidente da Salesforce Brasil, listou algumas dicas para as empresas melhorarem o atendimento e, assim, evitarem a perda de clientes. Confira quais são e a importiancia delas:

Prepare a casa

É indispensável que a direção da empresa tenha os profissionais de atendimento ligados aos processos de transformação deste setor. Um bom exemplo disso é como as soluções de CRM (gerenciamento de relações com o cliente) podem capacitar equipes de serviços e as áreas de vendas e de marketing para oferecer uma experiência conectada, mais rápida e inteligente, enquanto fornece uma visão única do cliente.

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As empresas precisam entender que o melhor caminho para é adotar uma cultura de capacitação e conscientização dos funcionários, além de um conjunto de processos baseados em dados que medem os resultados com a finalidade de encantar os clientes. Com sistemas de engajamento, relatórios e inteligência é possível criar transparência, responsabilidade, reconhecimento e melhorias contínuas.

Surpreenda

Prever e solucionar o problema de um cliente antes mesmo de ele saiba que algo está errado será um grande diferencial para as empresas a partir de agora, sendo essencial para conquistar sua lealdade. De acordo com estudo da Salesforce, 51% dos consumidores esperam que, até 2020, suas necessidades sejam antecipadas, com sugestões relevantes sendo oferecidas antes mesmo que eles contatem o call center. Dessa forma, ser proativo pode ajudar na retenção de clientes e na conquista de novos clientes, tendo em vista a propaganda “boca a boca”.

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Ao utilizar a tecnologia mais moderna para melhorar o atendimento e trabalhar com uma equipe capacitada, torna-se mais fácil a missão de vender mais, fidelizar os clientes e se destacar dos concorrentes. Mas é importante que você seja rápido, afinal, 70 milhões de brasileiros ainda estão desconectados, segundo estudo encomendado pela Internet.org ao “The Economist”, o que significa que esses futuros clientes logo chegarão ao e-commerce cheios de dúvidas, mas loucos para comprar.