Tamanho do texto

Febraban sugere a utilização de canais eletrônicos como alternativa para pagamentos; contas poderão ser pagas sem acréscimo na quarta-feira

Brasil Econômico

Por conta do carnaval, as agências bancárias de todo o País permanecem fechadas para atendimento ao público até a Quarta-feira de Cinzas (1º) às 12h. A orientação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) é para que os consumidores utilizam os canais eletrônicos e correspondentes como alternativa para o pagamento das contas nos bancos.

Leia também: Conta de luz terá bandeira amarela em março, com extra de R$ 2 a cada 100 kWh

"Os bancos possuem ferramentas que possibilitam ao cliente agendar pagamentos e acompanhar os lançamentos na conta-corrente pelo aplicativo do banco no celular", declara o diretor-adjunto de Operações da Febraban, Walter Tadeu Pinto de Faria. Os tributos que têm código de barras podem ter o pagamento agendado nos caixas eletrônicos, no internet banking ou no atendimento telefônico.

Orientação da Febraban é para que clientes utilizem os canais eletrônicos dos bancos para o pagamento de contas
Agência Brasil
Orientação da Febraban é para que clientes utilizem os canais eletrônicos dos bancos para o pagamento de contas

Leia também: Veja como investir na Bovespa e quais cuidados tomar

Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos por meio de Débito Direto Autorizado. Segundo a Febraban, contas de consumo, como água, energia, telefone e carnês que tiverem os dias 27 ou 28 de fevereiro poderão ser pagas sem acréscimo na próxima quarta-feira.

"Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento", informou, em nota, a entidade.

Leia também: Mesmo preocupado com dívidas, consumidor está mais otimista com economia

Para os clientes que vão passar a semana inteira viajando e não dispensam a ida até uma agência, a recomendação é consultar o endereço dos bancos no site Busca Banco da Febraban. Basta acessar o link www.buscabanco.com.br  e fazer a busca de acordo com o estado e município desejado.

Boletos vencidos

O pagamento de boletos vencidos será facilitado nos próximos meses. A Febraban anunciou, recentemente, uma plataforma de cobrança que será implantada a partir de julho. No novo modelo, os boletos que tenham passado da data de vencimento poderão ser pagos em todos os bancos. A medida será implantada de forma escalonada e começará com os boletos de valor igual ou acima de R$ 50 mil, a partir do dia 10 de julho. Em dezembro, a mudança será estendida para boletos de qualquer valor.

* Com informações da Agência Brasil.