undefined
iStock
Carreiras relacionadas às áreas “STEM” ( Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) serão as protagonistas no futuro

Pensar uma carreira atualmente vai além do que considerar aquelas profissões tradicionais. Afinal, as opções são cada vez mais diversas – e mesmo específicas – e o mercado de trabalho está não só mais rigoroso como também mais diverso: vivemos em um mundo cada vez mais digitalizado e, por isso, pode ser interessante levantar possibilidades de profissões “do futuro”, ou seja, aquelas que o mercado exige maior demanda - e promete, claro, melhores salários. 

+ 9 trabalhos online que você pode começar ainda hoje

O Brasil Econômico trouxe algumas ideias e dicas de especialistas sobre as profissões que prometem “bombar” nos próximos anos e que podem servir de inspiração tanto para quem ainda está pensando em qual carreira seguir, quanto para aqueles que estão querendo mudar de área. 

Como é possível imaginar, várias alternativas estão relacionadas ao universo da tecnologia e de software, uma vez que há essa crescente tendência da digitalização no nosso mundo. Até aí, nada de muito novo, já nos dias de hoje toda indústria ou empresa já precisa se adaptar neste sentido, pois, do contrário, estariam “fora do jogo”.

Com todo esse movimento, existe um aumento na demanda de profissionais com tais habilidades em um mercado que ainda não é capaz de suprir nem a necessidade atual - imagina daqui alguns anos? 

Por isso, escolher uma profissão ligada ao universo digital é uma oportunidade incrível para todos aqueles interessados ou minimamente curiosos. Mas, afinal, quais são opções viáveis e por onde devo começar a pesquisar sobre isso?

Profissões do futuro

Segundo o diretor internacional da Freelancer.com, Sebastián Siseles, todas as carreiras relacionadas às áreas “STEM” (Science, Technology, Engineering and Mathematics - Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) serão as protagonistas no futuro, uma vez que o software está dominando o mundo, estando em todas as áreas que nós desenvolvemos.

“Hoje em dia, nos comunicamos por Skype ou Whatsapp (software), compramos no Mercado Livre (software), lemos ebooks (software), fazemos amigos no Facebook (software), etc. Em todas as áreas há um algoritmo presente. Ao compreender este padrão, fica mais óbvia a escolha por carreiras relacionadas à STEM, já que estão envolvidas em todas as categorias e atividades”, explicou o especialista.

+ Cinco perguntas que as pessoas mais produtivas fazem todos os dias

Além disso, o professor de pós-graduação em Marketing Digital da Faculdade Impacta de Tecnologia, Felipe Morais, levanta outras áreas interessantes para se pensar, que são aquelas de Planejamento, Métricas, Mídia e Novas Tecnologias. “São áreas de inteligência que precisam crescer. Pouca gente ainda sabe disso, mas são áreas que vão ganhar muita força no futuro”, afirma.

O que é preciso saber

Para se escolher uma profissão a seguir, as pessoas devem compreender a indústria, seus jargões, suas referências etc. Assim como em qualquer outra área, e qualquer outra decisão importante na vida, o futuro profissional da área digital deve analisar e estudar as diferentes opções disponíveis e eleger aquela em que melhor se adaptam suas preferências. Claro, torna-se insustentável a escolha por um caminho que exigirá características que você não possui – e sacrifícios que não está afim de enfrentar.   

De forma mais específica, na hora de escolher uma profissão nesse setor, é indicado entender o cenário online, saber que o consumidor é mais importante que o “post do Facebook”, por exemplo, além de ter esclarecido que ser digital não é apenas ter mídia.

Onde pesquisar

Sebastián aconselha que os interessados nas profissões do futuro busquem os lugares em que estão as referências da indústria a fim de saber mais informações sobre cada uma delas. Algumas dicas são fóruns e meios de comunicação, como Warrior Forum e Techcrunch, e plataformas que possam mostrar quais são as demandas do mercado e as últimas tendências.

+ Confira nove atitudes que podem acabar com a sua carreira

Perfil de profissionais

É claro que traçar características pode soar um tanto quando generalista, mas é importante destacar alguns pontos interessantes sobre os profissionais da área de tecnologia. De acordo com os especialistas consultados, na maioria das vezes, uma  carreira  desse setor engloba pessoas curiosas, que buscam constantemente novos métodos para solucionar problemas e inovar. Além disso, são, geralmente, metódicas e sistemáticas, com uma grande paixão por encontrar soluções a desafios que lhes são apresentados. E aí, que tal apostar em um desses caminhos?

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários