Tamanho do texto

Profissionais estão em busca do equilíbrio entre vida e trabalho. O bem-estar é meta de ouro. E o ambiente pode ajudar nessa empreitada. Veja como

Pode parecer bobagem, mas os móveis também são importantes para o bem-estar no trabalho
iStock
Pode parecer bobagem, mas os móveis também são importantes para o bem-estar no trabalho

O equilíbrio entre vida pessoal e trabalho é uma das grandes prioridades do mundo contemporâneo, cada vez mais acelerado. Em busca de qualidade de vida, os profissionais acabam desistindo de empregos, de áreas e até de localização – já que o estresse é um mal a ser combatido.

+ Budismo e trabalho: veja relato de empresário que descobriu a pausa como aliada

Existem vários fatores que podem fazer de um emprego algo mais positivo ou negativo –  entre eles, o ambiente de trabalho é citado como fundamental para o bem-estar de todo e qualquer profissional. Assim, para minimizar os males de uma vida profissional estressante, é essencial buscar trabalhar em um local agradável, de qualidade, que proporciona a saúde física e mental de seus funcionários.

Se você deseja melhorar a qualidade do ambiente na sua empresa, o presidente da Gowork, empresa especializada em coworking, Fernando Bottura, dá algumas dicas.

Deslocamento

Um dos grandes problemas para os profissionais nos grandes centros é o deslocamento para o trabalho, já que o trânsito e os problemas no transporte público acabam desenvolvendo um estresse diário. Assim, quando chegam ao escritório, já estão há muito tempo sem paciência e, inclusive, cansados.

Nem é preciso dizer que o deslocamento também é responsável por atrasos inoportunos e a angústia de não cumprir com compromissos profissionais. Por esses (e tantos outros) motivos, é interessante que o profissional busque trabalhar em locais próximos de onde mora ou que tenha fácil acesso, proporcionando melhores alternativas de deslocamento e/ou diferentes rotas possíveis.

Burocracia

Quem possui um escritório sabe que muito do expediente é perdido para a solução de problemas que não estão relacionados aos seus negócios, como limpeza e pequenos consertos. Dessa forma, é interessante a terceirização desses serviços, segundo o especialista consultado.

+ Está no trabalho certo? Faça essas 3 perguntas a você mesmo e descubra

“Uma alternativa bastante interessante são espaços de coworking, onde a única preocupação do contratante e com a locação do espaço”, defende.

Claridade

Lembre-se de que o ambiente pode mudar seu ânimo e, por isso, merece ser bem limpo e, de preferência, que tenha claridade (especialmente a luz natural). Afinal, quando se está em um ambiente escuro e com uma “energia negativa”, isso reflete diretamente na disposição e saúde dos funcionários.

Por isso, busque locais iluminados, limpos e alegres, que possibilitarão um bem-estar maior no emprego.

Relacionamentos

A disposição para trabalhar de todos os profissionais tem ligação direta com os relacionamentos que possuem na empresa. Assim, é essencial que você procure um emprego onde poderá encontrar colegas que tenham objetivos semelhantes, que estejam no mesmo ritmo que você ou que, enfim, possam te trazer conhecimento e vontade de evoluir profissionalmente.

+ Entrevista de emprego no meio do expediente? Saiba o que dizer e o que evitar

Se você possui a oportunidade de trabalhar em uma empresa que proporcione um ambiente mais descontraído, será ainda mais fácil fazer amizades e contemplar o networking com mais pessoas.

Móveis

Pode parecer bobagem, mas os móveis do ambiente de trabalho também são importantes para o bem-estar do profissional! Mesa e cadeiras, por exemplo, devem ser uma preocupação constante, recebendo os ajustes e alturas certas para a pessoa, permitindo acesso sem esforço físico aos equipamentos de trabalho. Assim, deve haver a preocupação com materiais de escritórios que melhor se adaptem às necessidades do usuário.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.