Tamanho do texto

Sair no meio do expediente para uma entrevista de emprego pode ser problemático; saiba o que fazer para não se dar mal

Brasil Econômico

Entrevista de emprego
Reprodução
Entrevista de emprego

Claro que ninguém quer perder o atual emprego na tentativa de uma vaga melhor. Especialmente quando há grandes dúvidas sobre a possibilidade de ser chamado para o novo cargo. Quem já teve de dar aquela “escapada” no meio do expediente para atender a entrevistas de emprego sabe o quanto pode ser estressante.

É claro que o ideal é marcar a entrevista para um horário em que você esteja livre, longe do atual trabalho, porém isso nem sempre é possível. Pensando nisso, o site The Mirror reuniu dicas e as melhores justificativas para dar ao seu chefe. Veja:

1. Faça que seja difícil seu chefe te negar: você necessita de uma razão boa para estar fora do trabalho por um período de tempo. Assim, nenhum chefe poderia negar isso a você.

2. Garanta que seja algo “chato”: as perguntas podem ser a pior parte dessas situações. Por isso, procure um motivo que não incite às pessoas a fazer perguntas antes ou depois.

3. Torne possível repetir a desculpa: caso você precise voltar a outra entrevista de emprego, ou em alguma segunda dinâmica, repetir a mesma desculpa pode ser uma boa ideia.

Boas razões

1. Justifique com uma pequena doença: para que sua justificativa seja razoável, é preciso que você diga que está resfriado ou que esteja com um problema de saúde de fácil cura. Uma dor de barriga, dor de garganta... Nada grave!

2. Problema em casa: um motivo que não gera muitas perguntas e poderá ser usado futuramente é um problema em casa com aspecto urgente, como ajuste ou manutenção de dispositivos ou aparelhos, instalação que necessite de sua presença etc.

Péssimas justificativas

1. Funerais: Nunca invente a morte de algum amigo ou parente para sair em meio ao expediente. Isso pode gerar um monte de problemas da próxima vez que você for citar a pessoa, ou postar uma foto nas redes sociais. Além disso, pode ser constrangedor receber o carinho dos colegas de trabalho, sabendo que, na verdade, não existe o luto real. Por fim, se esta pessoa morrer (de verdade) e você precisar sair do trabalho, pode ser terrível se explicar, não?

2. Evento/Reunião de trabalho: essa justificativa é muito ruim, uma vez que as chances de seu chefe te encher de perguntas é enorme. Além disso, é algo fácil de ser conferido. Evite!